Quantos tipos de falsidade existe?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

A doutrina aponta três espécies de falsidade. A falsidade material, quando adulterado um documento verdadeiro. Assim, em um cheque de cem reais, insere-se mais um zero, transformando-o em mil reais. Tem-se ainda a falsidade pessoal, que se refere a alguma pessoa que figure no documento.

Adulteração de cheque: receber um pagamento através de cheque e alterá-lo para valor maior que o original. Forjar atestado médico: é quando o médico particular fornece atestado falso ao cliente para justificar uma falta no trabalho, por exemplo. Nesse caso, o profissional e a pessoa beneficiada cometem a ilegalidade.

Comecemos com exemplos. Se alguém envia uma selfie falsa para se cadastrar em um banco online: é falsa identidade. Mas a adulteração de uma carteira de identidade não é crime de falsa identidade: seria caso de falsidade ideológica, por se basear em adulteração de documento público.

Uma pessoa falsa é aquele que se passa em seu o seu amigo, aquele que de uma hora pra outra se aproxima de você aparentemente sem nenhum motivo específico. Normalmente, existe um real motivo para as pessoas falsas buscarem proximidade.

As pessoas falsas geralmente são boazinhas, simpáticas, gentis, prestativas e estão sempre fazendo tudo pelos outros. Quando viram as costas, porém, falam mal, criticam e difamam a imagem dos indivíduos.

E, agora, como lidar com pessoas falsas?

  1. Procure manter distância. Não só física, como mental. ...
  2. Desconfie. ...
  3. Não fale sobre questões pessoais e importantes para você. ...
  4. tenha cautela ao abordar problemas e outros aspectos negativos. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Não incentive a fofoca.

- Mentira e falsidade são sinônimos? Primeiro, uma distinção: a mentira não tem necessariamente a ver com a verdade ou a falsidade das informações, mas com a intenção de quem as transmite.

Falsidade material x ideológica x falsa identidade
A falsidade material é quando se cria um documento que já é falso ou se altera um verdadeiro, que acaba se tornando falsificado. São os casos de criação de certidões ou certificados, que atestam algo que não ocorreu.

O Código Penal, nos artigos 307 e 308 descreve os delitos de falsa identidade. O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

Dá-se falsidade material quando alguém imita ou altera documento público ou documento particular verdadeiro. Já a falsidade ideológica se verifica quando alguém altera a verdade em documento público ou documento particular verdadeiro.

A pena prevista é de até 5 anos de reclusão e multa, em caso de a falsidade ocorrer em documento público, e de até 3 anos, nos documentos particulares. É importante destacar que o crimes de falsidade ideológica não se confundem com os delitos de falsa identidade ou falsificação e uso de documento falso.

Como a falsidade ideológica é comprovada? A comprovação da conduta criminosa de falsidade ideológica se dá com o exame do documento por escrito que, embora seja externamente perfeito, contém declarações diversas da realidade dos fatos.

Quando falamos de perfis de internet, temos que ficar bem atentos, pois criar um perfil falso na internet, de uma pessoa que não existe, para proteger sua identidade, não é crime.

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

Existem algumas formas de identificar uma pessoa verdadeira que são essenciais para organizar o círculo social. Fazer a escolha de dar confiança para alguém pode ser uma tarefa difícil para muitos.
...
Formas de identificar uma pessoa verdadeira

  1. É responsável. ...
  2. Sabe criticar. ...
  3. Tem humildade. ...
  4. Dá confiança. ...
  5. Te coloca para cima.

Aquela pessoa que sempre tem comentários negativos sobre qualquer coisa. Pode ser que ela também faça fofocas e tenha algo ruim para falar de outros amigos, trazendo mal entendidos para o grupo. Esse comportamento pode ser um disfarce para inveja.

Falsa verdade é diferente de mentira, pois na mentira a pessoa propaga algo que sabe ser falso, enquanto que na falsa verdade temos a pessoa propagando algo que acredita ser verdade.

Perfídia; falsificação; fraude.