Quais são os tipos de integração vertical existentes?

Perguntado por: avilela7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

São elas a integração vertical a montante e a integração vertical a jusante, que serão detalhadas em seguida: Integração vertical a montante.

A integração vertical montante acontece quando a expansão se dá no sentido “para trás” da cadeia. Se a integração vertical representar a expansão “para frente” da cadeia, a partir de qualquer ponto que seja, será chamada de jusante.

A integração vertical então tenderia a reduzir a instabilidade em relação ao retorno sobre o investimento resultando na redução do custo de capital da empresa integrada. Já Adelman (1974) encontra que a integração entre refino e produção de petróleo, representa uma barreira para a concorrência na indústria.

Os 3 tipos de integração em uma empresa

  • Integração de sistemas ou ferramentas;
  • Integração de novos funcionários;
  • Integração de equipes.

A integração econômica pode assumir diversas formas, entre as quais:

  • Sistema de preferências aduaneiras;
  • Zona de comércio livre;
  • União aduaneira;
  • Mercado comum;
  • União económica;
  • União política.

Quais são os tipos de integração de sistemas?

  • Banco a banco.
  • Trocas e compartilhamento de dados eletrônicos.
  • API.

Quando falamos no conceito de gestão vertical, se trata daquela que representa a estrutura clássica de uma empresa. Isso quer dizer, é a organização hierárquica da mesma, verticalizada, com topo, meio e base, tendo uma alta cadeia de comando e organograma fixo.

As empresas que aderem a essa modalidade possuem um organograma vertical. Isso significa que a cadeia de comando é muito bem estabelecida e rígida. A hierarquia é organizada de cima para baixo, com um nível respondendo a um superior até chegar na presidência da corporação.

A integração horizontal é sobre sistemas de TI e fluxos na cadeia de fornecimento/valor, incluindo os vários processos que passam por ela. Já a integração vertical possui um componente de nível hierárquico internamente à fábrica.

A verticalização pode ser definida como uma metodologia que centraliza a cadeia de produção. Ou seja, essa estratégia tem como principal objetivo fazer com que a empresa produzirá internamente tudo que conseguir , desde a matéria-prima até a distribuição dos produtos.

Das estratégias de crescimento, uma das mais usadas pelos gestores é a Diversificação Vertical, que consiste em ofertar novos produtos para os mesmos clientes.

Quando uma empresa internaliza a fabricação de seus produtos e processos, dizemos que ela está verticalizando os sistemas. Em contrapartida, quando a empresa tem uma estratégia de terceirização, a estratégia é horizontal”, explica.

Vertical de negócios, também conhecido como mercados verticais, é um termo usado para descrever um setor ou mercado específico que se concentra em um nicho específico. Como por exemplo: pode-se considerar mantimentos orgânicos um mercado vertical.

A quebra da integração vertical é a separação a lógica de controle da rede de dispositivos de rede subjacente.

Com relação aos tipos de integração de sistemas propriamente ditos, você têm 3 opções:

  • integração banco a banco;
  • integração via compartilhamento de dados eletrônicos;
  • integração por meio de API (Application Programming Interface).

Os blocos econômicos são classificados em quatro tipos principais: zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.

Um exemplo claro disso seria a integração de pessoas que sofrem de algum tipo de invalidez ou mesmo doença. A integração de pessoas que portam alguma necessidade especial é também um tema discutido nesse âmbito, por exemplo: surdos, mudos, cegos, pessoas com deficiência intelectual, entre outras.

Modalidades de Integração Regional
O direito internacional reconhece cinco gradações de integração: Zona de preferência tributária; Zona de livre comércio; União aduaneira; Mercado comum e União econômico-monetária.