Quais são os tipos de mentiroso?

Perguntado por: sarruda . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Os psicólogos classificaram os mentirosos em quatro tipos muito específicos:

  • O mentiroso eventual. Todos fomos alguma vez. ...
  • O mentiroso frequente. ...
  • O mentiroso natural. ...
  • O mentiroso profissional.

Existem três tipos de mentiras, dizia o primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli: as mentiras, as mentiras deslavadas e a estatística. O dito tem o mérito de alertar para um tipo de mentira que se esconde sob o manto do rigor científico. Mas a classificação merece ser ampliada.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

A mitomania é um transtorno psicológico que faz com que o portador seja um mentiroso compulsivo. A condição também é conhecida como pseudologia fantástica ou mentira patológica.

Confira 7 sinais desses sinais:

  1. Contato visual em excesso. Acreditava-se que maioria dos mentirosos desvia o olhar ao relatar uma narrativa falsa. ...
  2. Piscadas. Pessoas que mentem tendem a dar piscadas mais longas. ...
  3. Mãos escondidas e frias. ...
  4. Reação demorada e pausas. ...
  5. Face. ...
  6. Saliva. ...
  7. Alterações na fala.

Para te ajudar a lidar com alguma pessoa mentirosa, separei algumas dicas poderosas!
...
8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

6 truques da ciência para flagrar um mentiroso

  1. A face da verdade. O psicólogo americano Paul Ekman descobriu que o rosto faz 43 movimentos diferentes. ...
  2. Repita a pergunta. Quanto mais verdadeira a história, mais detalhes ela precisa ter. ...
  3. Ouça a voz. ...
  4. Olhe os membros de baixo. ...
  5. Mire nos olhos. ...
  6. Sinta tensão.

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

Faça perguntas inesperadas
"Essa é uma pergunta extremamente fácil para alguém que diz a verdade, mas um mentiroso provavelmente terá que fazer uma pausa para fazer algumas contas", escreve Barker. Depois de fazer a pergunta inesperada, avalie a reação.

As mentiras no relacionamento, por menores que sejam, e a consequente quebra de confiança, podem acabar rapidamente com tudo que foi construído por anos. Dessa forma, levando a brigas, desgaste e até mesmo ao término da relação.

Como identificar um mentiroso

  1. Olhe com atenção para o rosto. Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo. ...
  2. Observe todos os movimentos corporais. ...
  3. Fique atento nas mãos. ...
  4. Ouça tudo com muita atenção. ...
  5. Preste atenção nos olhos.

Mentira branca é aquela que tem sua função social de não insultar o outro, como falar que o prato está ótimo, quando na verdade está muito salgado. Entretanto algumas pessoas têm o hábito compulsivo de contar mentiras, muitas vezes enganosas e maliciosas.

As pequenas mentiras fazem o grande mentiroso. O mentiroso deveria ter em mente que, para ser acreditado, precisa apenas dizer as mentiras necessárias. O mentiroso não se lembra das mentiras que profere.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Mas que tipo de mentiras contamos no ambiente corporativo? De acordo com a pesquisa, a mentira mais contada no ambiente de trabalho (57%) é "está ótimo", quando a pessoa, na verdade, não gostou do resultado. "Já estou acabando o material" aparece em segundo lugar, sendo usada por 54% dos entrevistados.