Quais são os tipos de modalidades do ciclismo?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Conheça 6 modalidades do ciclismo

  1. 1 – Ciclismo de pista. É uma modalidade praticada em ambiente fechado, como se fosse um autódromo para bicicleta. ...
  2. 2 – Mountain Bike. Uma modalidade de fortes emoções! ...
  3. 3 – Ciclismo de estrada. ...
  4. 4 – Gravel. ...
  5. 5 – Bicicross ou BMX. ...
  6. 6 – Downhill.

Quais são as seis principais modalidades de ciclismo?

  1. Ciclismo de estrada. Uma das modalidades mais conhecidas de ciclismo é, sem dúvidas, o de estrada. ...
  2. Ciclismo de pista. Agora, vamos falar sobre outra modalidade bem conhecida do grande público: o ciclismo de pista. ...
  3. Mountain bike (MTB) ...
  4. Downhill. ...
  5. BMX (Bicicross) ...
  6. Gravel.

Quais são as modalidades do ciclismo? Atualmente, nos Jogos Olímpicos, existem 5 modalidades do ciclismo: BMX, BMX Freestyle, Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Ciclismo de Pista.

1. CICLISMO DE ESTRADA. O ciclismo de estrada talvez seja uma das modalidades do ciclismo mais praticada, sendo que algumas das competições mais famosas desse esporte em todo o planeta são realizadas nesse estilo.

Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

O ciclismo é uma boa opção para quem pratica outros esportes e precisa ter uma resistência física maior nas pernas. Por ser uma atividade aeróbica, é ótimo para quem quer perder peso. A prática da atividade ajuda na redução do colesterol, prevenindo as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral.

Podemos falar que se enquadra no ciclismo qualquer atividade que envolva um ser humano e uma bicicleta. Uma atividade que envolve a repetição de um movimento contínuo ( a pedalada) para impulsionar a bicicleta.

O esporte surgiu entre os anos de 1840 e 1855, tendo a primeira grande prova de ciclismo realizado em 1869, com percurso de 123 quilômetros, entre as cidades de Paris e Rouen, na França.

O começo da história do ciclismo de estrada
Calma, para você conhecer como veio a primeira modalidade de bike no mundo, tem que dar alguns giros para trás. Essa primeira bicicleta foi criada pelo alemão Karl Drais Von Sauerbronn. O modelo era o princípio de uma nova era nos esportes, no mundo, por isso a importância.

O ciclismo surgiu na Inglaterra na metade do século XIX, durante um período em que as bicicletas estavam sendo aperfeiçoadas para ganhar velocidade. A primeira prova oficial do esporte aconteceu com a disputa entre Paris e Rouen, em uma distância percorrida de aproximadamente 123 Km.

Esportes de aventura: modalidades, benefícios e onde praticar

  • Hiking e trekking.
  • Escalada e montanhismo.
  • Bungee jumping.
  • Arvorismo.

O cross Country é uma adaptação do ciclismo de estrada para pedais off-road. Ela é feita com longas distâncias, como trilhas, praia, grama, estrada e o que não for de asfalto. E a modalidade MTB mais praticada em nosso país. Isso ocorre, afinal trilhas longas bem mantidas e estradões de terra.

Downhill: demanda bicicletas ainda mais agressivas, uma vez que são competições por tempo de descida. As bikes de downhill são desenvolvidas, portanto, para alcançar alta velocidade nessa hora.

A mountain bike é uma modalidade praticada em trilhas, montanhas, estradas de terras ou circuitos com rampas. O ciclismo speed é praticado em estradas e ruas de asfalto. Por serem praticadas em ambientes diferentes, exigem bicicletas diferentes, sendo a moutain bike mais robusta e a bike de ciclismo speed mais leve.

Confira nossas sugestões!

  • Use capacete. Os ciclistas devem utilizar equipamentos de segurança para tornar a experiência mais segura. ...
  • Cuide da iluminação da bicicleta. ...
  • Não ande na contramão. ...
  • Tome cuidado com as portas. ...
  • Lembre-se de que a sinalização é importante. ...
  • Use as ciclovias. ...
  • Respeite as leis de trânsito.

Conheça aqui 8 benefícios do ciclismo!

  • Emagrece. ...
  • Melhora a musculatura. ...
  • Melhora a respiração e a circulação sanguínea. ...
  • Protege o coração. ...
  • Regula a pressão arterial. ...
  • Reduz o impacto nas articulações. ...
  • Melhora a saúde mental. ...
  • Economiza dinheiro.

Além da divisão por fases, o ciclo da pedalada também pode ser dividida em quatro partes iguais ou quadrantes: No primeiro quadrante as forças são aplicadas para baixo e para frente, já no segundo quadrante, estas são aplicadas para baixo e para trás.

Em 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Ciclista, que passou a fazer parte do calendário oficial brasileiro desde 2018, após aprovação de projeto no Congresso Nacional.