Quais são os tipos de pasto?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Naturais, nativas e artificiais. Estes são os três tipos de pastagens predominantes nas propriedades rurais brasileiras, com vistas à alimentação do gado. A origem ou o uso de cada uma delas, no entanto, depende de fatores determinantes como o tipo de criação, utilização do solo e clima.

Um muito bom que você pode plantar é o buffel grass biloela, ele aguenta bastante, é bastante produtivo, mas ele vai dar capim somente na época das águas e aí chega na seca ele sofre e não produz. Outro capim que você pode plantar é o urocloa.

Depois de definida a forrageira, é de extrema importância fazer o manejo de pastagem para que os animais tenham um alimento nutritivo durante o ano todo. Afinal, quais são os melhores tipos de capim para o gado de corte?
...
Entre eles, destacamos:

  • capim-mombaça;
  • capim-massai;
  • capim-tanzânia;
  • BRS Zuri;
  • BRS Quênia.

Um bom manejo pode fazer uma forrageira durar mais de 30 anos sem a necessidade de replantio.

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Cenchrus ciliares - Capim Buffel. É um capim bastante resistente a seca e pode ser plantado em regiões com volume de chuvas de 350 a 700 mm/ano, suportando período prolongado de seca. Se adapta bem às condições do nordeste brasileiro. Não tolera a cigarrinha das pastagens, nem umidade excessiva do solo.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca. É importante lembrar que durante o período seco ocorrem, também, baixas temperaturas e dias curtos, fatores que afetam negativamente o crescimento e a produção das forrageiras.

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.

A época de plantio tradicionalmente utilizada na implantação de pastagens é bastante ampla; vai desde as primeiras chuvas, no início de setembro, até março. São diversos os fatores que levam os produtores a plantarem em diferentes épocas.

1. MARANDU OU BRACHIARÃO (BRACHIARIA BRIZANTHA) Há mais de 30 anos, esse é o capim mais comercializado no país devido à sua alta flexibilidade de uso e sua grande capacidade adaptativa aos climas e aos diferentes níveis de fertilidade dos solos.

O agrônomo listou entre os principais nutrientes para a pastagem o nitrogênio, substância à qual a forrageira responde mais rapidamente, fósforo e potássio.

Conforme explicou o agrônomo, os Panicuns costumam ser mais produtivos que as Braquiárias para a engorda dos animais, porém exigem mais fertilidade do solo, ou seja, o planejamento forrageiro e a gestão da fazenda devem ser mais avançados que a média para a obtenção de todo o potencial.

O capim Tupi, nova variedade de Brachiaria humidícola que a Embrapa coloca à disposição dos produtores é uma alternativa para as áreas úmidas sujeitas a alagamentos temporários e para os solos pobres. Com crescimento rápido, o capim Tupi é mais produtivo na seca que a humidícola comum.

Para uma formação de boa pastagem, a área deve receber o gado entre 40 e 75 dias após a germinação da forrageira. Quando as folhas de cima começarem a se dobrar e o pasto deixar de ter o aspecto inicial de “folhas espetadas” deve-se colocar o gado. Esse pastejo deve ser intenso e por um período de tempo curto.

- Adaptação às condições de clima e solo; - Sistema de manejo; - Resistencia às pragas e doenças; - E qualidade nutritiva.

Manter o pasto limpo é preciso.
...
Para combater as ervas daninhas, pode-se utilizar:

  1. Controle mecânico: quando é utilizado o trator. ...
  2. Foice manual: que tem um grande trabalho e esforço humano. ...
  3. Controle químico: o herbicida interrompe o crescimento total da erva daninha.