Quais são os tipos de pesquisa de campo?

Perguntado por: mguedes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A pesquisa de campo pode ser classificada em três tipos principais, de acordo com o objeto de estudo e a metodologia: Exploratória, Quantitativa-Descritiva e Experimental.

4 tipos de pesquisa quantitativa

  • Investigação através de pesquisas. A investigação através de pesquisas é um método em que os pesquisadores podem analisar o comportamento do cliente usando fontes como pesquisas online, enquetes, etc. ...
  • Pesquisa correlacional. ...
  • Investigação causal comparativa. ...
  • Pesquisa experimental.

Grande parte das pesquisas pode ser dividida em três categorias: exploratória, descritiva e causal. Cada uma delas tem uma finalidade específica e só podem ser usadas de determinadas maneiras.

A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto. Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre, ou ocorreu e reunir um conjunto de informações a serem documentadas [...].

Exploratória: neste caso, a pesquisa de campo serve como um aprofundamento do conhecimento do pesquisador sobre o assunto pelo qual se debruçou a estudar. Além disso, nesse tipo de pesquisa, os dados são coletados também através de entrevistas, questionários, observação participante, entre outros.

A pesquisa qualitativa se preocupa com o nível de realidade que não pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, de motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2014). Qual a pergunta de estudo? Quando o tema ou objeto não é familiar.

Em relação aos mais diferentes tipos de pesquisa, podemos qualificar em três, com relação ao seu objeto de estudo e metodologia: Exploratória, Quantitativa-Descritiva e Experimental.

O estudo de campo estuda um grupo de pessoas com a intenção de ressaltar a interação entre elas. Em muitos casos se confunde com pesquisa do tipo levantamento, porém o estudo de campo não foca em dados estatísticos. Usa-se mais observação do que questionamentos.

A coleta de dados nos métodos qualitativos pode ser feita por meio de entrevistas, questionários, observação, anotações, busca em documentos, entre outros.

A principal diferença entre esses tipos de pesquisa se dá no objetivo final de cada uma delas. Na pesquisa exploratória o objetivo é conhecer melhor um determinado tema, na pesquisa descritiva se busca um aprofundamento no tema, enquanto a explicativa procura conectar as ideias para compreender causas e efeitos.

Descritiva – visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Explicativa – visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica o “porquê” das coisas.

O conceito de pesquisa descritiva pode ser definido como aquela que descreve uma realidade, como o próprio nome diz. Por exemplo, as pesquisas de opinião, as pesquisas eleitorais, as pesquisas de mercado, governamentais são tipos de pesquisas que se encaixam nesta categoria.

O questionário, segundo Gil (1999, p. 128), pode ser definido “como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.”.

Tipos de métodos de abordagem

  • Exemplo do método experimental.
  • Exemplo de método dedutivo.
  • Exemplo de método indutivo.

Esse conjunto de passos é importante também para que o pesquisador consiga repetir e chegar nos mesmos resultados.

  • Diferença entre métodos e técnicas. ...
  • Método Indutivo. ...
  • Método Dedutivo. ...
  • Método hipotético-dedutivo. ...
  • Método dialético. ...
  • Método Estatístico. ...
  • Método Comparativo. ...
  • Método Experimental.

A pesquisa de campo proporciona aos estudantes a oportunidade de compreender o conhecimento dentro de um contexto específico. Eles podem explorar a relação entre teoria e prática, entender as influências sociais, culturais e ambientais sobre o objeto de estudo e considerar diferentes perspectivas.

Realização de uma pesquisa quantitativa em 7 etapas

  1. Definir a problemática. ...
  2. Escolha o método para coletar os dados. ...
  3. Definir a amostra. ...
  4. Dominar o tema de pesquisa. ...
  5. Realização da pesquisa. ...
  6. Processar e analisar os resultados. ...
  7. Compartilhe o relatório da pesquisa.

O Levantamento de Informações em Campo é uma das ações, ou sub etapas, previstas para a execução da etapa de Avaliação Preliminar (ver Seção 5.1), a qual consiste no reconhecimento da Área com Potencial de Contaminação (AP) pelo responsável técnico por meio de inspeção e entrevistas.