O que o RH pesquisa antes de contratar?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
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O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Existem seis tipos de processos de RH: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoração.

Headcount é a contagem de quantos funcionários trabalham em uma empresa, sendo um importante indicador de RH. A tradução de headcount é: contagem de cabeças.

Recrutamento e Seleção é uma área de Recursos Humanos que objetiva atrair, escolher e contratar a pessoa certa para uma vaga de emprego. Assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma avaliação que ocorre por meio de entrevistas, testes de competências e fit cultural.

O mais comum é que logo depois da entrevista, os recrutadores realizem o processo de avaliação final de todas as entrevistas que passaram pelas mãos deles, para que possam preparar as devolutivas sobre os resultados do processo aos candidatos.

O intuito é conhecer o candidato um pouco melhor, identificar suas características e se ele tem as competências comportamentais (soft skills) certas para o cargo. Não existe resposta certa, mas é preciso que o candidato seja honesto.

O que o Serasa Score 2.0 PJ oferece? O Serasa Score 2.0 PJ oferece aos clientes uma indicação de risco que varia entre 0 a 1000, representando o grau de risco que o CNPJ consultado possui em não honrar com seu compromisso financeiro e apresentar inadimplências.

Antes de aprovar um pedido de crédito, financiamento ou compra, as empresas consultam o Score do CNPJ. Saiba por que essas consultas ao CNPJ acontecem. As relações no mercado de consumo e crédito são estruturadas na base da confiança.

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e ...

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula.

4. Como o recrutador podequebrar o gelo” ao iniciar uma entrevista? Antes de começar a entrevista, o primeiro passo, para deixar o candidato à vontade é oferecer-lhe água e/ou café. Enquanto esperam as bebidas, o selecionador pode conversar com ele sobre sua formação e porquê escolheu graduar-se naquele curso.

As 5 fases dos Recursos Humanos

  • Fase 1 – Administração de RH.
  • Fase 2 – Práticas de RH.
  • Fase 3 – O RH estratégico.
  • Fase 4 – RH de fora para dentro.
  • Fase 5 – RH na Era Exponencial.

Conheça os 6 processos ou subsistemas de RH

  • Provisão de recursos humanos;
  • Recrutamento e seleção;
  • Aplicação de pessoas;
  • Manutenção de pessoas;
  • Desenvolvimento de pessoas;
  • Monitoramento de pessoas.

O mapeamento de competências é um processo para identificar dentro da empresa quais são as habilidades e conhecimentos necessários para um funcionário atuar em um cargo. O objetivo deste rastreio é o de aproximar as competências estratégicas do negócio com o desenvolvimento profissional do colaborador.

7 principais indicadores de Recrutamento e Seleção

  1. Aderência ao perfil da empresa. Defina de forma metrificada o que é necessário para ter compatibilidade com o perfil da sua empresa. ...
  2. Diversidade. ...
  3. Qualidade das contratações. ...
  4. Turnover. ...
  5. Efetividade dos canais de divulgação. ...
  6. Engajamento dos candidatos. ...
  7. Satisfação dos envolvidos.

7 indicadores de RH que você deve conhecer e usar

  • Percentual de vagas fechadas no prazo. ...
  • Índice de rotatividade. ...
  • Índice de satisfação dos colaboradores. ...
  • Retenção de talentos. ...
  • Taxa de absenteísmo. ...
  • ROI dos treinamentos. ...
  • Produtividade no expediente de trabalho.