Quais são os trajes típicos de festa junina?

Perguntado por: ebrito2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, assim como chapéu de palha. Por outro lado, para as mulheres, o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha.

Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina. A festa junina é conhecida popularmente por seu caráter alegre, com brincadeiras, comidas típicas, simpatias, etc.

Dicas para se vestir a caráter no São João!

  1. ESTAMPA XADREZ. O xadrez é quase que uma marca registrada do visual caipira. ...
  2. JEANS CUSTOMIZADO. ...
  3. CHAPÉU DE PALHA OU COURO (SINTÉTICO) ...
  4. SAIA RODADA. ...
  5. VISUAL FLORIDO. ...
  6. BOTAS E SANDÁLIAS. ...
  7. MAQUIAGEM CAPRICHADA.

As roupas de festa junina são geralmente compostas por xadrez, jeans, babados e girassóis. Dessa forma, uma dica para montar seu look é usar a criatividade, combinar suas peças e montar algo alegre e divertido .

As roupas típicas de festa junina têm origem na Europa, mais precisamente em Portugal. Na época das festividades religiosas, as pessoas usavam trajes medievais para celebrar os santos populares. Com o passar do tempo, esses trajes foram se adaptando à cultura brasileira e se tornaram cada vez mais coloridos e alegres.

Por causa do frio, muitas peças em xadrez são mais quentinhas (e a festa junina também é no inverno). Então, se a sua camisa xadrez não for de flanela, também pode facilitar o uso no resto do ano, quando os dias estiverem mais quentes.

No caso dos homens, eles usam calças estreitas, camisa com gravata (a camisa pode ser xadrez), lenço, jaqueta na altura do joelho com três botões, chapéu de palha e botas. Não é quente para tantas roupas pesadas?

Música, fogueira e brincadeiras
Entre elas, os clássicos: Cai Cai Balão, Pula a Fogueira, Isso aqui tá bom demais, entre muitas outras. Festa Junina sem fogueira não dá! Mesmo porque, de acordo com as tradições, a fogueira nos protege e é uma forma de gratidão pela fartura na colheita.

QUADRILHA

A QUADRILHA É UMA DANÇA TÍPICA DAS FESTAS JUNINAS BRASILEIRAS, MAS SUA ORIGEM VEM DE PARIS, COMO UMA DANÇA DE SALÃO COMPOSTA POR QUATRO PESSOAS. VEIO PARA O BRASIL EM 1930 E INOVADA COM NOVOS PASSOS, INCLUSIVE COM O CASAMENTO CAIPIRA.

Vestir os meninos para festa junina é bem mais simples. Uma camisa xadrez, com calça jeans mais um chapéu de palha e um bigode falso, ficam ótimos. Um lenço na frente da camisa dá um toque especial e um suspensório deixa o look ainda mais estiloso.

As opções de roupas para festa junina infantil são variadas e vão desde os trajes mais tradicionais, como vestidos caipiras e camisas xadrez, até roupas mais modernas e despojadas, como calças jeans e blusas estampadas.

E para festas juninas é uma ótima pedida, combinando muito bem com camisa xadrez, blusas no estilo ciganinha em chita, com vários materiais e estampas. Para dar um toque caipira, a sugestão é incluir elementos como lenços no pescoço ou cabelo, botas, bolsas, chapéus e detalhes em couro.

Muita alegria, gente animada, brincadeiras e comida boa. São as festas juninas, comemoradas nos dias de três santos populares: santo Antônio, são João e são Pedro.

Entre os sapatos que mais combinam com o look junino, estão as botas, que podem ser tanto botas de cano longo, como botas de cano curto, tem também os coturnos que ficam lindos na composição. E você pode optar em usar sapatilhas femininas nos mais variados estilos, que além de lindas são super confortáveis.

Os trajes tradicionais femininos e masculinos são chamados de pilcha.

Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.

Sua origem é escocesa do século 16, nesse período o xadrez era usado nas saias ''Tartã'', como forma de se aquecer no inverno, era formada por materiais diversos, com tecidos coloridos e no formato listrado. Mas a estampa se tornou popular nos anos 20, com a cultura punk/grunge.

DICA: Pra deixar o dente preto, você usa Rímel à prova d'água, deixe o dente seco ( seca com o dedo mesmo) e com auxílio de um pincel vai pintando o dente, se ficar muito claro vc pode pintar outra camada.

O xadrez é uma estampa atemporal utilizada desde a antiguidade nos kilts escoceses (espécie de saia masculina tradicional cujo padrão da trama indicava o clã ao qual o indivíduo pertencia) até os dias de hoje em todas as partes do mundo.