Quais são os três fatores de maior influencia no choque?

Perguntado por: ainfante9 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Vários fatores influenciam a gravidade do choque elétrico, os principais estão listados abaixo: Percurso da corrente elétrica pelo corpo humano. Intensidade da corrente elétrica. Tipo da corrente elétrica (alternada ou contínua).

Os fatores que determinam a gravidade do choque elétrico são: Percurso da corrente elétrica; Características da corrente elétrica; Resistência elétrica do corpo humano.

Para entender o dano que choque elétrico causa no homem é importante conhecer os cinco fatores que podem agravar as consequências: 1) A magnitude da corrente; 2) A duração da corrente; 3) O caminho percorrido no corpo humano; 4) A resistência do corpo; e 5) A frequência da corrente elétrica.

O valor da corrente elétrica, ou melhor, a sua intensidade depende de alguns fatores relevantes, como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo. A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um.

Choque é uma situação crítica caracterizada pela diminuição da disponibilidade de oxigênio para diferentes partes e estruturas do corpo humano. Esse quadro pode ser causado por diversos motivos, desde circulatórios à neurológicos, que comprometem a correta perfusão dos tecidos.

Riscos em instalações e serviços com eletricidade:

  • O choque elétrico, mecanismos e efeitos;
  • Arcos elétricos; queimaduras e quedas;
  • Campos eletromagnéticos.

Tipos de choque

  • 1.1. Choque Hipovolêmico.
  • 1.2. Fisiopatologia:
  • 1.3. Classificação do choque hipovolêmico:
  • 1.4. Choque Cardiogênico.
  • 1.5. Choque Distributivo.
  • 1.6. Choque Obstrutivo.
  • 1.7. Causas de choque obstrutivo:

NR10 - Choque Estático e Choque Dinâmico.

Os fatores de maior influência no choque são: Condutividade e Reatividade.
...
Choque Elétrico

  • Condutividade: percurso da corrente elétrica pelo corpo humano.
  • Reatividade: intensidade da corrente elétrica que o corpo suporta.
  • Tipo de Corrente: sendo a alternada a mais perigosa.

O choque elétrico pode ocasionar contrações violentas dos músculos, a fibrilação ventricular do coração, lesões térmicas e não térmicas podendo levar a óbito, como efeito indireto temos as quedas e batidas, etc. humano.

O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.

O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

O que determina as conseqüências do choque é a intensidade da corrente elétrica, ou seja, o valor da corrente. Lembrando que a corrente elétrica é medida no Sistema Internacional de Unidades em ampère.

O choque hipovolêmico é causado por uma redução do volume sanguíneo (hipovolemia). É o tipo mais frequente de choque.

Em todos os tipos de choques ocorre a queda da pressão arterial e consequentemente um distúrbio na circulação de sangue, afetando os órgãos e tecidos do corpo. As principais causas de choque são diminuição dos fluídos do corpo, falha no bombeamento do coração ou problemas nos vasos sanguíneos.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Muitas vezes o nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente.

Entre os principais fatores, que causam os acidentes elétricos, podemos citar, instalações elétricas malfeitas ou sem manutenção, desconhecimento e despreparo dos profissionais e usuários das instalações.

O QUE PODE PROVOCAR O ESTADO DE CHOQUE? pressão; Está com a respiração muito acelerada, curta e irregular; Sente uma fraqueza geral; Sente muita sede; Apresenta perda total ou parcial de consciência.