Quais são os três instrumentos da inclusão digital?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerá-lo um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

O objetivo da inclusão digital consiste, por exemplo, em conseguir que as pessoas mais idosas ou aquelas com menor poder aquisitivo ou deficiências motoras, intelectuais ou audiovisuais não fiquem fora de um mundo que oferece possibilidades infinitas.

A inclusão digital pressupõe a possibilidade de produção e difusão do conhecimento e o acesso às ferramentas digitais para todos os cidadãos. Dessa forma, seu grande objetivo é a democratização da tecnologia.

A inclusão digital demanda dois elementos básicos: o acesso aos serviços de internet de qualidade e dispositivos para acessar essa rede. O primeiro deve ser providenciado pelos órgãos do governo e a iniciativa privada, que também fornece os dispositivos no mercado.

Levantamento de alunos que não têm acesso à tecnologia
Antes de tudo, a primeira coisa a ser feita é um levantamento da quantidade de alunos da sua escola ou do seu município que não têm um aparelho para assistir aulas online – como celular, computador ou tablet – e também da quantidade de alunos sem acesso à internet.

A inclusão digital nas escolas pode estar relacionada com o ensino híbrido, porque a metodologia tem como objetivo unir elementos presenciais e digitais. Sendo assim, destaca a valorização do aluno, que recebe autonomia e pratica o aprendizado colaborativo.

A inclusão digital pode ser medida de três formas: pelo uso da telefonia (fixa ou celular), pela utilização de computadores e pela conexão de computadores à internet (entende-se que o acesso à internet seja o ponto culminante da inclusão digital).

O processo de inclusão digital auxilia no desenvolvimento da promoção a educação, através da isenção social e apoio a comunidade assistida, norteando a utilização das tecnologias de acordo com a necessidade dos indivíduos.

5 motivos pelos quais a inclusão digital importa

  1. Conhecimento. Abrir as janelas do conhecimento é o primeiro benefício da inclusão digital. ...
  2. Cidadania. O acesso à cidadania também pode ser potencializado com a inclusão digital. ...
  3. Empregabilidade. ...
  4. Conectividade. ...
  5. Desenvolvimento cognitivo.

Quais os principais desafios da inclusão digital no Brasil
Infraestrutura de conexão: problemas de amplitude, qualidade e distribuição do sinal e custo. Limitação de acesso a hardware: 58% dos usuários de internet possuem o celular como único meio de acesso.

Ela permite a criação de novas oportunidades de trabalho, aumenta a produtividade e a competitividade das empresas e contribui para a redução da pobreza. Ao garantir a inclusão digital, o Brasil pode aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia e tornar-se um player importante na economia global.

As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.

Contudo, considera-se ser preferível reconhecer a inclusão digital como dever jurídico fundamental inerente ao Estado, mas, também, à própria sociedade civil, decorrente do novo formato da liberdade de informação, que gera, atualmente, deveres de não intervenção e de proteção para a realização do livre acesso às ...

Um dos setores que mais ganhou com a inclusão digital foi à educação, auxiliando a escola e aumentando a capacidade do estudante no mercado de trabalho, que a cada dia está mais competitivo. Em contrapartida as escolas públicas não têm condições de oferecer o conhecimento das novas tecnologias.

Ela faz parte dos 90% de domicílios brasileiros com acesso à internet, segundo última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados referentes ao ano passado (2021).

A Lei nº 14.533/2023, sancionada em 11 de janeiro de 2023, institui a Política Nacional de Educação Digital - PNED, visando incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis.

Que tipo de ação pedagógica favorece a inclusão digital? Exploração dos tutoriais de programas computacionais. Trabalho em equipe e com projetos multidisciplinares. Ferramentas e recursos digitais avançados.

4º da LDB e tem o nobilíssimo propósito de garantir a educação digital a crianças, jovens e adultos, em todas as instituições de Educação Básica e de Ensino Superior, para que desenvolvam competências digitais, com ênfase ao letramento digital e informacional, ao pensamento computacional, à cultura digital, aos ...

Acesso digital e mobilidade
O meio mais comum hoje de combater ameaças por meio de tecnologia é o acesso digital, quando a movimentação de pessoas dentro de uma empresa é controlada por um sistema integrado capaz de monitorar e detectar problemas na portaria e mal uso de ativos da empresa.

Educação digital é a prática de usar mecanismos tecnológicos em métodos de ensino, muito associada à utilização de processos mais dinâmicos de aprendizagem . A educação digital deve alcançar não só os colaboradores jovens, mas, todas as equipes de forma geral.