O que fazer para melhorar a inclusão nas escolas?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Como melhorar a inclusão?

  1. Criação de políticas de inclusão. A primeira questão essencial para saber como melhorar a inclusão nas escolas é através de criação de políticas de inclusão. ...
  2. Conhecimento sobre o aluno. ...
  3. Qualificação profissional. ...
  4. Adaptação de estruturas físicas da escola. ...
  5. Projetos sociais.
  • Atendimento aos Estudantes da Educação Especial. ...
  • Comissões de Verificação da Condição de Deficiência. ...
  • Laboratório de Tecnologia Assistiva. ...
  • Relações Étnico-Raciais. ...
  • Conteúdo útil.

De que maneira uma escola pode investir em diversidade?

  • Estratégias de combate à evasão escolar. ...
  • Fortalecimento da autoestima dos alunos. ...
  • Campanhas de conscientização dos estudantes. ...
  • Ações de acolhimento. ...
  • Investimento em tecnologias e inovações. ...
  • Criação de espaços de discussão. ...
  • Adoção de plataformas acessíveis aos alunos.

Oferece apoio psicopedagógico aos discentes com algum tipo de deficiência que necessitarem de acompanhamento centrado na aprendizagem, elaborando diagnósticos e intervenções específicas para cada situação.

A escola deverá fornecer ao aluno os recursos diferenciados indispensáveis ao seu aprendizado, como adaptações físicas do ambiente escolar, professores especialistas ou aceleração de conteúdo. Dependendo do caso, o aluno, além de frequentar a escola regular inclusiva.

Essa construção de uma filosofia inclusiva deve pensar estratégias de aprendizagem, de acolhida dos alunos e famílias, materiais de apoio, qualificação da equipe de professores, acreditando sempre na capacidade de aprender de cada aluno, respeitando seu ritmo próprio e suas vivências.

Para incluir a escola precisa, primeiramente, acreditar no princípio de que todas as crianças podem aprender e que todas devem ter acesso igualitário a um currículo básico, diversificado e uma educação de qualidade.

Para que exista uma verdadeira relação entre escola e comunidade, o espaço escolar pode ser um lugar de convivência no bairro. Abrir os portões para a participação dos moradores nos eventos escolares é uma ação bastante positiva. A equipe pode realizar palestras sobre assuntos relevantes e convidar a todos.

Uma estratégia de diversidade e inclusão é projetada não apenas para aumentar o número de pessoas com diferentes origens, etnias, gêneros, idades, religiões e deficiências, mas também para criar uma estrutura na qual as estruturas organizacionais cultivem um ambiente solidário, colaborativo e respeitoso, que dá voz ao ...

O ensino inclusivo é um tipo de ensino que tem como objetivo principal estabelecer a igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da educação. Ou seja, visa tornar um direito de todos estudantes (crianças, adolescentes e adultos em ensino superior) o de frequentar um ambiente educacional inclusivo.

5 estratégias para ajudar a implementar a diversidade e a inclusão na força de trabalho

  1. Faça um plano. ...
  2. Invista em estratégias de diversidade. ...
  3. Treine sua equipe. ...
  4. Construir na inclusão. ...
  5. Assuma a responsabilidade.

Outro aspecto importante que devemos evidenciar na dificuldade da inclusão social é a falta de integração e respeito por parte das pessoas da sociedade. A luta das pessoas com deficiência gira muito mais em torno de buscar sua autonomia e independência do que literalmente a inclusão social.

Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.

Enfim, para incluir o aluno em condições adequadas na escola regular e no ensino comum, é preciso que haja acesso ao currículo com as devidas adaptações curriculares, e que esse currículo seja flexível e dinâmico, com envolvimento de todos os profissionais da educação e que o professor busque e receba uma formação ...

A escola necessita fazer adaptações arquitetônicas, flexibilizar o currículo, capacitar professores, rever as metodologias, e manter uma interação família/escola. Não será possível alcançar um bom desenvolvimento educacional, se não houver respeito às diferenças.

Conheça-os a seguir:

  1. Comunidade escolar despreparada para lidar com a inclusão. ...
  2. Infraestrutura escolar que não atende às especificidades da educação inclusiva. ...
  3. Preconceito. ...
  4. Déficit de profissionais especializados.

Reestruturação do espaço físico e do currículo. A escola inclusiva deve eliminar barreiras físicas e pedagógicas. O conteúdo das aulas deve ser diversificado, flexível e aberto, além de contar com a possibilidade de tecnologias assistivas.

O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso – principalmente nas áreas externas. A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até as salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras e demais ambientes.

Crie um ambiente inclusivo
Utilizar material didático que traga a questão da inclusão de pessoas com deficiência, usar recursos como filmes e palestras, além de outros materiais que demonstrem a diversidade. As crianças, bem como seus pais, devem sentir no ambiente escolar esse acolhimento e essa postura pró-inclusão.

Atividades para trabalhar a diversidade com os seus alunos

  1. Fortaleça a autoestima a partir da representatividade. ...
  2. Faça dinâmicas de integração para crianças. ...
  3. Explore a diversidade por meio de filmes infantis. ...
  4. Execute dinâmicas que estimulem valores. ...
  5. Use os personagens da literatura infantil.