Quais são os três principais elementos da música?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Em qualquer lugar que você ler sobre música, irá encontrar a mesma definição: "a música é dividida em três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. Mas o que é isso? Melodia é a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre. Por meio de exemplos musicais esses conceitos serão aprendidos de forma fácil e lúdica.

A linguagem musical é auricular, baseada em três elementos indispensáveis: som, movimento e timbre ou qualidade sonora.

Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Harmonia é uma sobreposição de notas que servem de base para a melodia. Por exemplo, uma pessoa tocando violão e cantando está fazendo harmonia com os acordes no violão e melodia com a voz. Cada acorde é uma sobreposição de várias notas, como veremos adiante em outros tópicos.

Uma melodia, geralmente, é composta por apenas uma nota produzida de cada vez, ao passo que a harmonia consiste em um conjunto de várias notas tocadas simultaneamente.

Harmonia Musical. No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia.

O ritmo é considerado como a ordenação do movimento e a alternação e proporção de valores de tempo entre as partes de um todo.

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

A linguagem musical é diferenciada e traz o que só se encontra em música, como a harmonia ou a forma musical. Contudo também traz o que existe em uma linguagem qualquer, esta que nos expressamos em diferentes línguas ao redor do mundo. Seja ritmo, tempo, sonoridade, entoação.

O Ritmo. O ritmo é o elemento mais primitivo da música. O ritmo é caracterizado pela repetição de um padrão de alternância entre movimentos fortes e fracos.

É mais ou menos assim que funciona: o elemento terra representa a estrutura do corpo físico e respectivas sensações; o elemento água está relacionado à bioquímica, às emoções e aos sentimentos; o fogo dirige-se à energia e à intuição, ao plano espiritual; o ar reporta-se à mente: pensamentos, entendimento e ...

Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).

Os elementos químicos são um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, possuem igual quantidade de prótons no núcleo. Essa característica define um elemento químico, o diferencia dos demais e determina suas propriedades físico-químicas.

Os elementos que estruturam a linguagem visual são chamados de elementos formais. Estes elementos fazem parte de objetos de arte visual, como as imagens, as esculturas, os edifícios e transmitem muitos sentimentos e sensações. Os elementos formais são: Ponto, linha, forma, textura, cor e espaço.

A melodia de uma música é o primeiro plano para os elementos de apoio e é uma combinação de tom e ritmo. Sequências de notas que compõem uma melodia são musicalmente satisfatórias e são muitas vezes a parte mais memorável de uma música.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido ...