Quais são os três tipos de redação?

Perguntado por: amoraes8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Tipos de Redação: dissertativa, narrativa e descritiva - Toda Matéria.

As partes da redação

  • Introdução.
  • Desenvolvimento.
  • Conclusão. Mas como se dá cada uma delas? ...
  • Introdução. O que é introdução, senão o ato de introduzir? ...
  • Desenvolvimento. É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. ...
  • Conclusão. Concluir é acabar, finalizar.

Um determinado tipo de texto diz sobre a sua estrutura e o seu objetivo. Os tipos são limitados e a maior parte dos gramáticos consideram três deles: o descritivo, o narrativo e o argumentativo. Porém, alguns autores também abordam mais um tipo de texto: a injunção.

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Uma redação discursiva é um tipo de texto com objetivo de convencer o leitor sobre uma determinada ideia ou opinião. Ela utiliza recursos retóricos, como a persuasão, a argumentação e a contra-argumentação, para apresentar uma tese e defendê-la de forma coerente e coesa.

A redação dissertativa é um gênero caracterizado pela defesa de uma ideia. No Enem, o formato exigido é o dissertativo-argumentativo. Isso significa que o candidato deve construir o texto pautado em dados e fatos. Por isso, é fundamental prestar muita atenção no enunciado e, principalmente, no tema da redação.

Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Ela possui 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.

Debate-se muito, correntemente, que…” “Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…”

Características de uma redação dissertativa-expositiva
Ou seja, o foco deste gênero textual é a exposição de ideias e não persuadir o leitor sobre determinado posicionamento em torno da temática. Esse tipo de texto costuma ser organizado em prosa, com uma exposição lógica das ideias ao longo dos parágrafos.

A redação narrativa é um gênero textual em prosa que tem como objetivo contar uma história, transmitindo emoções e ideias ao leitor. Ela pode ser fictícia ou baseada em fatos reais (como acontece com as crônicas), e permite que quem a escreve use a imaginação e a criatividade de maneira atraente e envolvente.

As dissertativas expõem uma opinião, as descritivas apresentam uma descrição e as narrativas contam fatos ou acontecimentos.

Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos estruturam-se na ordem: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão.

Narração – é a modalidade de redação na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Dissertação – é o tipo de composição na qual expomos idéias gerais, seguidas da apresentação de argumentos que as comprovem.

6 características de uma redação nota 1000 do Enem

  1. Estrutura adequada. O Enem exige um texto dissertativo-argumentativo. ...
  2. Proposta de intervenção completa. ...
  3. Diversidade de elementos coesivos. ...
  4. Articulação de repertório externo. ...
  5. Senso crítico. ...
  6. Norma culta.

Texto argumentativo: exemplo. O filme “Cine Hollywood” narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas.

Esse é o gênero de redação que mais aparece em provas e processos seletivos. Ele é um modelo no qual você apresenta uma tese, argumenta e propõe uma solução. Além de mostrar as suas habilidades de escrita, o texto dissertativo-argumentativo é uma forma de avaliar sua destreza com argumentos e pensamento lógico.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Na introdução, é fundamental apresentar a tese, ou seja, o posicionamento que você irá defender ao longo da redação. A tese é a 'espinha dorsal' do texto, portanto ela deve ser clara, direta e objetiva para que o leitor compreenda qual é o seu ponto de vista em relação ao tema.