Quais são os usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional?

Perguntado por: sguimaraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Resposta. Resposta:A música tradicional (também chamada de música folclórica)[1] é o conjunto de canções tradicionais de um povo. Tratam de quase todos os tipos de atividades humanas e muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem sua história.

A música tradicional tem sido definida de várias maneiras, como música transmitida oralmente, música com compositores desconhecidos, ou música realizada por costume durante um longo período de tempo. Foi contrastada com estilos comerciais e clássicos.

Resposta: Ao analisarmos os diferentes gêneros apreciados é certamente plausível distinguir os diferentes usos e funções da música tradicional e da música folclórica local Paulista e brasileira, sendo que essa última visa a transmissão de conhecimentos, tradições, práticas, da diversão e da cultura, de forma geral.

Muito mais do que uma experiência estética, a música é concebida como uma experiência fisiológica, psicológica e mental, um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias, valores culturais e ideologias, além de propiciar a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio que o circunda.

Primeiramente, saiba que as três principais funções harmônicas são as seguintes:

  • Função tônica: transmite uma sensação de repouso, estabilidade e finalização. ...
  • Função dominante: transmite uma sensação de instabilidade e tensão. ...
  • Função subdominante: é o meio termo entre as duas funções anteriores.

Os músicos, grupos e coletivos são importantes para o desenvolvimento de diferentes gêneros musicais tradicionais e folclóricos, pois representam as grandes massas, e juntamente às comunidades podem definir gostos e tendências que logo viralizam localmente e mesmo em outras localidades.

O que você entende por música tradicional? É aquela que reúne elementos e particularidades sonoras que caracterizam um povo, um país, uma região, uma cultura, entre outros fatores, e pode ser configurada em diferentes gêneros e estilos musicais, como forró, samba, bossa nova ou sertanejo.

Assim a música tradicional é um conjunto de melodias, ritmos, cantingas, tradições, vestimentas, danças que formam o saber cultural do povo! Um Pouco de cada! Um Pouco de cada!

As músicas folclóricas são canções populares e tradicionais que fazem parte da sabedoria de um povo. Esse tipo de manifestação musical é transmitido pela tradição oral e, muitas vezes, o autor da mesma já foi esquecido ou nem mesmo chegou a ser conhecido.

A diferencia entre a música tradicional e a música folclórica radica principalmente em seu origem nas culturas. A música folclórica é a música que se transmite de geração em geração fora da formação musical acadêmica como mais uma parte dos valores e da cultura de um povo.

É um grande benefício proporcionado pelas canções folclóricas, onde por sua vez aproxima o ouvinte com o enredo, às histórias e as culturas por trás das letras musicais. Sendo assim, leva o indivíduo a se interessar e buscar entender as tradições antigas, despertando também a sua criatividade.

Música tradicional ou folclórica é aquela que simboliza as tradições e costumes de um povo, passadas de geração a geração, como parte dos valores e da identidade de um povo. A música tradicional representa as crenças e as tradições de uma determinada região.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Reduzir a dor e a ansiedade, baixar a pressão arterial, combater a insônia, aumentar e despertar emoções, ajudar no desenvolvimento do cérebro das crianças e até mesmo dos bebês, e acalmar os nervos são alguns dos motivos para ouvir música clássica.

Equipamentos e espaços culturais: compreendem os locais e as estruturas utilizadas para a circulação da música. Como por exemplo: teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc. É fato que a música acompanha o ser humano por toda a vida.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.