Quais são os verbos mais usados em inglês?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os 10 verbos mais usados em inglês

  • 1) TO BE. Ser/estar.
  • 2) TO HAVE. Ter.
  • 3) TO DO. Fazer.
  • 4) TO SAY. Dizer.
  • 5) TO GO. Ir.
  • 6) TO GET. Pegar, entender, adquirir, tornar-se, receber, tomar, conseguir, entre outros.
  • 7) TO MAKE. Fazer.
  • 8) TO KNOW. Saber, conhecer.

Como já mencionamos, o verbo to be tem o sentido de ser/estar, e isso ocorre quando ele ocupa a posição de verbo principal da oração. Mas ele também pode atuar como verbo auxiliar acompanhando o verbo principal da frase ou na voz passiva.

Para formar frases afirmativas, o inglês usa o mesmo esquema Sujeito-Verbo-Objeto que usamos no português. Já para frases negativas devemos apenas adicionar o not a esse estrutura afirmativa — exatamente como fazemos em nosso idioma — mas também inserir um verbo auxiliar em inglês.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Primeiro, o vocabulário que você entende é sempre maior do que aquele que você usa, em qualquer idioma. Segundo, você precisa compreender noções básicas de gramática e semântica. A dica é começar sempre pela leitura, assim você consegue absorver as estruturas usadas na língua e aprende algumas palavras.

De um modo geral, a maioria das instituições de ensino indica que o tempo para ser fluente em inglês é de cerca de 1.200 horas, para se aprender o idioma desde o básico até o avançado, seguindo um conteúdo programático. Mas não se assuste, viu?

Dicas para aprender inglês em 6 meses
Concentre-se em aprender o vocabulário mais relevante para você. Lembre-se que é importante, acima de tudo, fazer do estudo uma experiência divertida. Consiga um professor particular e um parceiro de idiomas: um falante nativo para orientá-lo em seu processo de aprendizagem.

Pronomes Pessoais – Subject Pronouns

  • I – eu.
  • You – você
  • He/she/it – ele/ela/neutro.
  • We – nós.
  • You – vocês.
  • They – eles.

A voz passiva é formada pelo verbo to be + verbo principal no particípio passado. No entanto, só podemos formar a voz passiva com verbos transitivos, ou seja, que são acompanhados por um objeto, uma vez que o objeto da oração na voz ativa ocupará a posição de sujeito na voz passiva.

exercícios {plural masculino}
exercises {pl.}

eu estou [exemplo]
I am [ex.]

Usamos o “it” para representar um substantivo com gênero neutro. *Perceba que, em inglês, é necessário haver um sujeito. Em Português, temos sentenças em que o sujeito é impessoal ou inexistente. Isso não acontece na língua inglesa, pois, nesses casos, devemos usar o “it”.

Para saber se um verbo é regular ou irregular, basta conjugá-lo no presente ou no pretérito perfeito do indicativo. Se nesses dois tempos ele seguir o modelo dos verbos regulares, também será regular nos demais tempos. Se não, ele é irregular.

Para identificar se um verbo é irregular ou não é mais fácil. Precisamos apenas olhar para ele e ver se ele não tem a estrutura regular no passado (com o “ed” ou o “d” no final). Quando em um texto/artigo encontrar uma frase em que o verbo não tem essa estrutura, então podemos dizer que ele é irregular.

Para construir frases no simple past é necessário seguir alguns princípios, especialmente o dos verbos regulares e irregulares no inglês. Além disso, é importante analisar se a expressão é negativa, interrogativa ou afirmativa. O auxiliar que identifica a frase no simple past é o “Did”.

Deixando ainda mais fácil de entender, anote aí que você deverá usar ARE quando os seguintes pronomes forem o sujeito da oração: You, We, They. Ou quando estivermos falando de mais de uma pessoa ou coisa – ou seja, no plural (veja os quatro últimos exemplos). Já a palavra IS é usada com o sentido de “está”, “é”.

At é uma preposição usada em expressões que indicam horários, momentos e locais específicos.