Quais são os instrumentos usados pelos indígenas?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para acompanhar o Canto, os Povos Indígenas usam Instrumentos Musicais característicos, como a maraca, o tambor, o chocalho, a flauta, o guizo, o apito etc. Os pés são usados para marcar o pulso.

Seu instrumental inclui instrumentos de percussão e sopro; Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais. soam pela ação do ar no seu interior. Podem ser agitados ou soprados.

No contexto das Tribos de índios e dos Caboclinhos, o tambor de índio cumpre a função de manter, junto ao mineiro e a Preaca (flecha de índio), a pulsação, ou seja dar o ritmo a dança. Além também de ser uma instrumento que possibilita uma base rítmica para as gaitas.

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Os instrumentos musicais indígenas foram extraídos da floresta e tem a finalidade de reproduzir os sons mágicos da mata. O índio compõe, toca, canta e dança em harmonia com a natureza.

Os instrumentos indígenas, do ponto de vista da sua utilidade, podem servir para a comunicação ou para funções propriamente musicais. Dessa forma, a obtenção do som entre os índios é uma mensagem sonoro-musical destinada a diversos fins.

Para a cultura indígena, o tambor é um dos instrumentos mais sonoros por estar relacionado ao lado musical e religioso. Existem os tambores feitos de madeira, tronco de árvores escavados e com pele de animal, de taboa, de bambu, feitos e moldados a fogo.

Alguns dos instrumentos indígenas que imitam sons da natureza são o maracá, que imitam as águas da chuva e do rio, e a flauta, que imitam os diversos passarinhos que rondam a natureza.

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.

Oca é a típica habitação indígena brasileira.

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de etnia pra etnia, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na etnia. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.

As armas mais comuns dos povos indígenas - arcos, flechas, lanças de madeira, tacapes, pequenos machados de pedra - são bem conhecidas e, de fato, podiam ser encontradas, à época da chegada dos colonizadores europeus, entre a maioria dos nativos habitantes do litoral.

As técnicas de caça e pesca empregadas tradicionalmente na região – a caça com arcos, flechas e zarabatanas; a pesca com anzóis e armadilhas – são, no geral, consideradas não intrusivas. Ou seja, elas não modificariam, segundo os índios, o comportamento dos animais.

Borduna ou tacape
Do tupi taka'pe, é uma arma indígena utilizada para ataque, defesa ou caça. Geralmente é uma espécie de clava cilíndrica e alongada. Acaba sendo também utilizada pelos indígenas como bengala, remo e objeto perfurante, quando do tipo de ponta.