Quais sintomas gravidez Babycenter?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Resumindo: 14 sintomas iniciais de gravidez

  • Atraso menstrual.
  • Cólica abdominal.
  • Mamas sensíveis e aumentadas.
  • Aumento da libido.
  • Alterações no corrimento vaginal.
  • Náuseas, enjoos e vômitos.
  • Vontade frequente de urinar.
  • Aumento do sono.

Mudanças no corpo
As mamas ficam maiores e mais sensíveis e as chances de escurecimento dos mamilos são bem altas. Isso ocorre devido ao aumento da irrigação de sangue na região dos seios. Também é comum sentir secura e inchaço nos olhos, com alguma sensibilidade à luz.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Na parte da barriga, a médica obstetra informa que o primeiro crescimento acontece na região entre o umbigo e o osso do púbis.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
Nessa semana ocorreu a ovulação e a fertilização do óvulo pelo espermatozóide. O embrião formado a partir daí será transportado para a cavidade do útero através de um movimento de propulsão da Trompa de Falópio (órgão que conecta o ovário ao útero).

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

As cólicas na gestação geralmente são causadas pela distensão uterina e também dos ligamentos que sustentam o útero na parte interna do abdômen. Com o crescimento do feto, estes ligamentos se distendem para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Outros sinais e sintomas que você pode ter durante a gravidez

  • Secreção Vaginal. ...
  • Cãibras ou dor na parte inferior do abdômen. ...
  • Dor nas costas. ...
  • Coceira na pele. ...
  • Estrias. ...
  • Diferentes dores no corpo.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Rafaella Torreão, o primeiro passo quando se está desconfiando de uma gravidez deve ser entrar em contato com o seu médico e realizar os testes de confirmação.

Apesar de serem raros algumas gestantes podem ter uma gravidez sem sintomas. Existem casos em que a mulher descobre a gravidez poucas horas antes do parto, mas isso é raríssimo.

A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.

Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida. Principalmente se não tiver outros sintomas ou se a barriga não estiver aumentando a ponto de tornar evidente a gestação.