Quais sobrenomes dão direito à cidadania portuguesa?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Sobrenomes que dão direito à cidadania portuguesa

  • Gonçalves;
  • Rodrigues;
  • Ferreira;
  • Oliveira;
  • Pereira;
  • Gomes;
  • Santos;
  • Lopes;

É possível obter dupla cidadania apenas com o sobrenome? Diferentemente do que muitos acham, não é possível conseguir a dupla cidadania apenas com o sobrenome. A verdade é que existe uma barreira geracional que impede a abrangência de todos os descendentes de uma mesma família.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

Como funciona. Na Itália, não há limite de gerações para solicitar a cidadania por descendência e o reconhecimento é automático. Por isso, podemos considerar que a Itália lidera a lista dos países mais fáceis de obter cidadania.

Existe limite de gerações para pedir a cidadania portuguesa? Como dissemos anteriormente, a lei não impõe um limite geracional, mas ela abrange apenas duas gerações que podem solicitar a nacionalidade portuguesa de forma direta: filhos e netos.

Santos

O Brasil é um país com uma população com mais de 200 milhões de pessoas. Com isso alguns sobrenomes se destacam e são usados por muitas pessoas. Santos. Cerca de 4 milhões de brasileiros têm o sobrenome “Santos” e se parar para contar com a variação “dos Santos”, a soma pode chegar perto dos 5 milhões.

Conversar com a família e amigos talvez essa seja a maneira mais simples de conseguir informações sobre seus antepassados. Você pode conversar com parentes informalmente, telefonar, enviar um e-mail, uma mensagem ou lhes fazer uma visita. Comece por pessoas próximas, como seus pais e seus avós.

Têm direito à cidadania europeia por descendência os (as) filhos (as) de pai ou mãe eslovenos. Os descendentes até a quarta geração também têm direito à cidadania por meio de naturalização, onde ele deve renunciar a sua nacionalidade original.

Faça busca em sites de mapeamento familiar
Alguns sites são: Family Search – o site, que é mantido por uma organização religiosa, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, se destaca por prestar um bom serviço na pesquisa na sua árvore genealógica e tudo de forma gratuita.

Confira algumas:

  1. Buscas online. ...
  2. Bibliotecas de genealogia. ...
  3. Museu da Imigração. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Associações de genealogia. ...
  6. Testes de DNA.

1º – JAPÃO
Pelo segundo ano consecutivo, o Japão possui o passaporte mais valioso do mundo! Ele te proporciona livre acesso a 193 países, porém curiosamente é uma das nações que não permite que seus cidadãos tenham mais de uma nacionalidade.

Itália

Qual o país europeu mais fácil de conseguir cidadania? O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.

A cidadania europeia mais fácil de conseguir é a italiana, por descendência familiar. Esse é o país mais fácil de conseguir a dupla nacionalidade, pois para ser elegível basta ter patrimônio italiano ou comprovar descendência de um cidadão nascido na Itália depois de 1861.

Sites específicos para busca de imigrantes
Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

A nacionalidade pode ser requisitada para descendentes (filhos e netos, e em alguns casos, bisnetos), ascendentes (pais de filhos nascidos em Portugal), por tempo de residência legal no país, por descendência de judeus sefarditas, por nascimento em território português ou por investimento em Portugal.

Nacionalidade para menores de idade
Já o valor da cidadania portuguesa para menores de idade fica entre R$ 140,00 e R$ 150,00.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas. A maior parte dos sobrenomes brasileiros têm origem portuguesa e remontam o período colonial do país.

5 sobrenomes da nobreza

  • Alcântara. Esse sobrenome tem origem na Europa. ...
  • Bragança. O sobrenome Bragança é associado à família real brasileira. ...
  • Bulhões. Não se há registros sobre a origem do nome, podendo ser tanto dos colonizadores portugueses, quanto dos colonizadores espanhóis ou belgas. ...
  • Ludovico. ...
  • Marinho.

Menezes – um sobrenome de origem portuguesa que se refere à cidade de Menezes.