Quais temas podem ser tratados nos poemas?

Perguntado por: nconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Alguns temas para abordar em poemas são:

  • amor.
  • morte.
  • saudade.
  • solidão.
  • vida.
  • mundo.
  • ser/existência.
  • alma.

A leitura deve ser feita verso a verso, estrofe a estrofe (sem ser esquemática), mostrando a progressão de sentido do poema. As estrofes formam uma progressão muito clara de sentido. A leitura deve passar pela questão do gênero, pela análise das estrofes, e integrar-se à poética do autor.

Tipos de poemas

  • Poemas líricos: de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto. Exemplo de poema lírico. ...
  • Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula. Exemplo de poema épico. ...
  • Poemas narrativos: feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

Características do poema

  1. Versos. Regular. Que possuem uma métrica e rima. Branco. São versos com métrica e não possuem rima. Livres. Versos que não possuem métrica e também não possuem rima.
  2. Estrofes. Dístico. São estrofes que possuem dois versos. Terceto. São aqueles com três versos. Quarteto. Possuem quatro versos. Quinteto.

O sofrimento, a dor existencial, a angústia e o amor sensual e idealizado foram os principais temas da literatura produzida durante a segunda fase do Romantismo. A publicação do livro Poesias, de Álvares de Azevedo, em 1853, foi considerada o marco inicial da poesia de inspiração gótica.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento. A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor".

A poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. O convívio com a poesia favorece o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza para a produção dos próprios poemas.

A leitura de um poema, além de ser uma fonte de informação, é realizada pelo prazer de refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que provocam no leitor.

O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Temos, nos textos, dois gêneros distintos. O primeiro texto pertence ao âmbito artístico, à literatura, especificamente, o gênero lírico – trata-se de um poema.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica.

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.

Assim, o texto poético costuma ter uma característica única: expressa sentimentos dirigidos para comover o leitor. Sua forma gráfica se apresenta em versos acompanhados de espaços em branco. Por outro lado, as palavras incorporam certa musicalidade e um sentido do ritmo implícito.

O Viajante

Recorde pertence a Leandro Campos Alves, que escreveu 'O Viajante' com 2.022 estrofes e 10.875 versos. O mineiro Leandro Campos Alves entra para o RankBrasil em 2018 por ter escrito o Maior poema do Brasil.

Stuffen

O poema mais lido do mundo chama-se "Stuffen" e foi escrito pelo autor alemão Hermann Hesse.