Qual a altura do quadro de disjuntores?

Perguntado por: hmenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Embora a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão não especifique valores, é comum encontrar quadros instalados entre 1,50 e 1,60m do piso acabado, pois esta altura facilita o acesso e as eventuais manutenções.

Em seu artigo 6.5.9.2, a NBR 5410 estipula que todo quadro de distribuição, não importa se geral ou de um se- tor da instalação, deve ser especificado com capacidade de reserva (espaço), que permita ampliações futuras, compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetiva- mente previstos inicialmente.

Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.

DIMENSÕES ALTURA 52CM X LARGURA 26CM X COMPRIMENTO 17CM.

O quadro de distribuição não pode ser instalado em locais de difícil acesso. E isso os eletricistas devem ter como regra, sem negociação, mesmo que o dono do imóvel insista em 'esconder' o produto em um armário, por exemplo, para não interferir no visual de sua casa.

Existem diversos tamanhos de quadros de distribuição, variando de 8 disjuntores até 24 disjuntores para residências. Ou seja, a escolha depende muito do tipo do projeto, das necessidades do cliente e da análise do profissional.

Os quadros terminais e quadros de distribuição deverão ser localizados preferencialmente no Centro de Carga da instalação, que deverá ser definido como o ponto ou região onde se concentram as maiores potências.

Uma dúvida comum se refere a altura em que os quadros de distribuição devem ser instalados. Embora a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão não especifique valores, é comum encontrar quadros instalados entre 1,50 e 1,60m do piso acabado, pois esta altura facilita o acesso e as eventuais manutenções.

A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).

O atual processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à nossa realidade e ao consenso da comissão nacional.

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

Segundo o Apartment Therapy, o espaçamento ideal entre um quadro e outro está entre 3 e 6 polegadas, o que corresponde a aproximadamente 7,5 a 15,5 cm – como é uma distância pequena, você pode fazer essa medição utilizando até mesmo uma régua.

2,25 m

Para as tomadas altas, é indicada a altura de 2,0 até 2,25 m do chão; para as médias, de 1,20 até 1,30 m; e para as baixas, deve ser de 30 cm. Lembre-se de evitar que as tomadas fiquem próximas do piso para nunca entrar em contato com a água.

2,25 m

As tomadas altas, que devem estar entre 2 m e 2,25 m acima do chão, são destinadas aos equipamentos que não precisam ser desligados, como chuveiros, aparelhos de ar-condicionado, coifas e micro-ondas ou fornos embutidos no alto de armários.