Qual a calibragem correta dos pneus 175 65 R14?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Para os pneus 175/65R14, a pressão adequada é de 28/29 libras sem carga e 28/30 libras com cargas.

O 2.1/30 é a calibragem: 2.1 é a calibragem em BAR (sistema mais comum na Europa). 30 é em PSI (sistema predominante no Brasil).

O pneu 175/65R14 82T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

Resumindo tudo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 significa que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.

Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.

Alterar sem conhecimento pode comprometer a segurança porque há mudança no comportamento dinâmico do veículo. O volante pode ficar mais pesado e existe o risco de aumentar a ocorrência de aquaplanagem.

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm. Em resumo, nessa troca você terá um ganho de 7 mm apenas. É importante ressaltar que o pneu maior também é mais pesado e assim exigirá maior esforço do motor, o que pode interferir no consumo de combustível.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi. Se o automóvel estiver muito carregado, não há problema em calibrar com até 38 psi. Para veículos esportivos (com pneus de perfil muito baixo), é mais comum calibrar com 40 psi.

Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.

Qual a importância da calibragem dos pneus? A calibragem dos pneus feita de forma correta resulta em segurança, economia, sustentabilidade e aumenta a performance do veículo. O pneu é o primeiro a absorver o impacto, transmitindo o restante aos amortecedores.

Possui a tecnologia Run-on-flat, que permite rodar por até 80 km mesmo com os pneus sem ar. Além disso, uma característica desse pneu é que ele é fabricado com compostos mais raros no mercado, garantindo uniformidade no desgaste do pneu e maior durabilidade e performance quando comparados com outras linhas econômicas.

A letra que vem em seguida refere-se à velocidade máxima que o pneu suporta. No caso, o “H” indica que ele suporta até 210 km/h.