Qual a concepção da literatura infantil?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.

são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.

Além de ser uma forma de fazer com que a criança realmente adquira verdadeiro prazer em ler, a literatura na Educação Infantil também contribui com a apropriação da linguagem escrita, sobretudo por conta da sua capacidade de tornar possível a assimilação entre som e forma textual.

Para Freire (1993), ensinar a ler é engajar-se em uma experiência criativa em torno da compreensão e da comunicação. A experiência da compreensão é a capacidade de associar, jamais dicotomizar.

A literatura proporciona um momento lúdico e apresenta temas atuais importantes, permitindo que as crianças trabalhem os seus próprios sentimentos. “A literatura infantil é importante porque, ao ler histórias para crianças, ajudamos no seu desenvolvimento e, principalmente, no que diz respeito à alfabetização.

A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.

Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa

  1. Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
  2. Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
  3. Crônica. ...
  4. Lendas e mitos. ...
  5. Romance.

Costumamos encontrar as seguintes divisões: “pré-leitor” para o período que abrange a primeira infância (dos 15/18 meses aos 3 anos de idade) e a segunda infância (dos 2/3 anos até 6 anos); depois, surgem as fases do “leitor iniciante”, aos 6/7 anos, do “leitor em processo”, a partir dos 8/9 anos, do “leitor fluente”, ...

A literatura infantil divide-se em dois momentos: a escrita e a lendária. A lendária nasceu da necessidade que tinham as mães de se comunicar com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam, sendo estas apenas contadas, não sendo registradas por escrito.

Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo.

Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.

Pensar Freire na Educação Infantil é compreender que a educação é permanente vida, não apenas preparar para viver, mas, em uma constante leitura do mundo, cada vez mais crítica. Palavras-chave: Educação Infantil; Paulo Freire; Leitura do mundo.

Em seus estudos, Paulo Freire ressalta que ler vai além de decodificar signos linguísticos; é preciso buscar a compreensão do lido para compreender o contexto vivido e assim libertar-se das ideologias que impedem de buscar condições éticas para construir uma sociedade solidária.

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

A literatura infantil é apontada como uma ferramenta pedagógica utilizada no processo de leitura das crianças em processo de alfabetização, sua influência, elementos e importância na construção do saber coletivo e individual.

Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.

A literatura Infantil pode colaborar com o processo de apropriação da linguagem escrita, agregando conhecimento e produzindo conceitos significativos no desenvolvimento de ensino e aprendizado. Respeitando as especificidades da criança e suas capacidades de compreensão do saber.