Qual a conclusão do sedentarismo?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Sedentarismo é considerado fator de risco para diferentes doenças, portanto, movimentar-se mais e fazer atividades físicas são ações benéficas à saúde. O sedentarismo é um grave problema de saúde pública e está relacionado com o tempo destinado a atividades que não levam a um gasto de energia considerável.

O sedentarismo está ligado a uma série de males para a saúde, como a obesidade, problemas cardiovasculares e problemas da coluna. Isso porque quando o corpo não faz esforços físicos, deixamos de queimar calorias, exercitar o coração e fortalecer a musculatura.

Resumo sobre sedentarismo
Ficar muito tempo assistindo TV e utilizando computador ou celular são comportamentos sedentários. Todas as pessoas devem praticar atividades físicas regulares caso não haja nenhuma restrição médica. Reduzir os comportamentos sedentários é fundamental para a melhora da nossa saúde.

Falta de atividade física parcial ou total e prática de inércia no cotidiano.

Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa é considerada sedentária quando pratica menos de 150 minutos de atividades físicas por semana, considerando pessoas entre 18 a 60 anos. O sedentarismo é uma das causas de diversas doenças, que podem prejudicar muito a saúde e a qualidade de vida.

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.

6 tipos de atividades simples para você sair do sedentarismo

  • A importância de sair do sedentarismo. ...
  • 1 – Caminhadas perto de casa. ...
  • 2– Aproveite todas as oportunidades de caminhar. ...
  • 3 – Passeios de bicicleta. ...
  • 4 – Atividades do dia a dia dentro de casa. ...
  • 5 – Aprenda a gostar das escadas. ...
  • 6 – Faça exercícios funcionais.

Os riscos do sedentarismo afetam tanto a saúde como a qualidade de vida. Doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, AVC, obesidade, falta de força muscular e óssea são alguns resultados de uma vida sedentária.

1 INTRODUÇÃO
O sedentarismo é um processo histórico acarretado por mudanças nos hábitos cotidianos das pessoas, que passaram a se movimentar cada vez menos nas atividades da vida diária e a não dedicar tempo para atividades físicas regulares, por causa das ocupações habituais (INFORMES, 2002).

Como reduzir o sedentarismo, segundo a OMS

  1. Programa de saúde nas escolas. ...
  2. Investimento em ciclovias. ...
  3. Programas públicos focados em exercícios físicos. ...
  4. Campanhas de conscientização. ...
  5. Mudanças nos hábitos e ambientes de trabalho. ...
  6. Igualdade no incentivo ao esporte. ...
  7. Investimento no planejamento de bairro. ...
  8. Projetos comunitários.

O sedentarismo, principalmente aliado ao sobrepeso, é um grande inimigo da saúde do coração. Ele pode ser a origem de alguns problemas cardiovasculares, como a hipertensão, infarto, trombose e até mesmo um AVC (que pode causar um derrame).

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. A fim de evidenciar a importância de manter o olhar sobre o tema, 10 de março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

7 dicas de sucesso para começar uma redação

  1. 1 Estude temas gerais. ...
  2. 2 Tenha atenção ao português e às normas gramaticais. ...
  3. 3 Escreva seu rascunho já com os argumentos que utilizará na redação. ...
  4. 4 Use estatísticas, caso saiba alguma. ...
  5. 5 Não use gírias ou clichês. ...
  6. 6 Faça indagações sobre o problema proposto. ...
  7. 7 Seja objetivo.

Não é novidade que o sedentarismo é comum à vida moderna. O aumento do home office, a falta de deslocamento para o trabalho e o pouco estímulo para atividades físicas estão agravando ainda mais o quadro de sedentarismo.

Recomendações da OMS para evitar o sedentarismo na população jovem, envolvem investir em atividades aeróbicas, como correr, dançar, andar, pedalar, jogar bola, nadar e brincar. O que importa é estimular as crianças e os adolescentes a procurar atividades prazerosas. "Os pais não devem fazer essa escolha.

Como combater o sedentarismo na escola?

  1. Faça os alunos se levantarem das cadeiras. Geralmente, a imagem que as pessoas têm da escola é a de um lugar onde os alunos passam horas e horas sentados em suas cadeiras. ...
  2. Conscientize-os sobre a importância do exercício. ...
  3. Implemente o intervalo dinâmico. ...
  4. Promova eventos.

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  1. Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  2. Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  3. Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  4. Nível 4: o estágio mais grave.

Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.

Para não ser sedentário, o ideal é incluir atividades físicas no dia a dia, ou seja, de 3 a 5 vezes por semana. Felizmente, existe uma infinidade de exercícios e modalidades esportivas diferentes para atender a todos os gostos, como musculação, pilates, corrida, caminhada e até o futebol.