Qual a cor da guia do boiadeiro?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Normalmente, os Boiadeiros na Umbanda carregam vestimentas nas cores azul escuro e amarelo, porém, é possível encontrá-los com roupas típicas de peão em marrom e roxo.

Os Boiadeiros, de um modo geral, utilizam chapéus de vaqueiros, laços de corda e chicotes de couro, são ágeis e costumam chegar aos terreiros com sua mão direita levantada, girando, como se estivesse laçando, esbravejando a inconfundível toada "êeeee boi!" como se ainda estivessem tocando seu rebanho.

São uma classe de espíritos que tem como principais funções recolher espíritos obsessores, quiumbas, e também atuar na limpeza energética nos terreiros. Essas entidades de linha intermediária trabalham no auxílio de consulentes, tanto nas giras de esquerda como nas de direita.

SOBRE OS BANHOS DE ERVAS
O Banho de boiadeiro contém Para tudo, Assapeixe, Alecrim, Erva de bicho, Cipó Caboclo, Erva de São João, e Guiné para iniciar um projeto e ter espírito vencedor.

Os de couro ou Boiadeiros, são espíritos de vaqueiros que atuavam cuidando dos rebanhos bovinos, nas fazendas e sertões do nosso país. Os Caboclos, quando incorporados em seus filhos nos Terreiros, dão aconselhamento, indicam banhos, defumadores, oferendas e tudo que podem ajudá-los na resolução dos problemas.

No dia 12 de outubro é comemorado o dia de Nossa Senhora da Aparecida, que é a Padroeira do Brasil e também a protetora dos peões de boiadeiro.

No Caboclo Boiadeiro, por exemplo, quanto mais firme e bem amarrado o laço no peito do filho, mais segura será a incorporação deste Caboclo. A palavra a Àtàkàn vem do yorùbá: Àtà=cumeeira, que neste caso, faz alusão ao alto da cabeça, ou seja, segurar pela cabeça. Isso porque, a incorporação começa pela cabeça.

Pedimos, Senhor Boiadeiro, que recolha todos os espíritos sofredores que estejam nos acompanhando ou ligados a nós. Cure e regenere esses espíritos despertando-os para o novo estado em que se encontram no mundo maior.

O boiadeiro é a figura do peão sertanejo, do homem que viveu da lida do campo, do homem que viveu da criação de animais, do homem que desenvolveu muita força e habilidade para lidar com as adversidades da vida.

Alguns nomes de boiadeiros: Zé do laço, Capitão do Mato, Zé Vaqueiro, Cerca viva,Chicote bravo, Zé do berrante, Boiadeiro do Sertão, Boiadeiro Navizala, Bugre do Sertão, Boiadeiro Rei, etc, etc.

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

Nasceu dia 17 de agosto de 1931 na localidade de Valões hoje município de Irineópolis. Seu João Boiadeiro como é conhecido com 11 anos fugia da escola para seguir o rastro dos bois que seu pai (Luiz da Silva) tropiava, quando alcançava, seu pai ficava constrangido em repreendê-lo e dava logo uma tarefa na tropiada.

Oferendas ao Boiadeiros na Umbanda

  1. Frutas: Laranja, limão, abacaxi, carambola e uva;
  2. Pratos: caldo de mocotó, arroz carreteiro, arroz com lentilha, costela de boi, carne seca desfiada e feijão tropeiro;
  3. Bebidas: Suco de frutas cítricas, vinho tinto e branco e piga.

SEU PRATO PREFERIDO É CARNE DE BOI COM FEIJÃO TROPEIRO, FEITO COM FEIJÃO DE CORDA OU FEIJÃO CAVALO. BOIADEIRO TAMBÉM GOSTA MUITO DE ABÓBORA COM FAROFA DE TORRESMO. EM OFERENDAS É SEMPRE BOM COLOCAR UM PEDAÇO DE FUMO DE ROLO E CIGARRO DE PALHA.

GETRUÁ BOIADEIRO, XETROMARRUMBAXÊTRO GUARDIÃO OXOSSÍ

2) Oração ao Caboclo Folha Verde
"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.

Então, se você quer fazer uma firmeza para Caboclo, você acende uma vela verde, que vai vibrar no Plano Astral a energia de Oxóssi. Se você quer fazer uma firmeza para Exú, você vai acender uma vela preta.

Boiadeira

Boiadeira é o feminino de boiadeiro.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.