O que pedir ao boiadeiro na Umbanda?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Tu, que com teu chicote em punho, hábil com o laço e não deixa demanda criar, Ajuda-me nesta hora, abra as porteiras de meus caminhos! Traga no teu laço aqueles que me querem mal. Que na Tua chibata haja justiça de minha causa.

Neste mês, salvamos os Boiadeiros de todo coração com sua saudação ritual: Xetro, marrumbá xetro!

No Caboclo Boiadeiro, por exemplo, quanto mais firme e bem amarrado o laço no peito do filho, mais segura será a incorporação deste Caboclo. A palavra a Àtàkàn vem do yorùbá: Àtà=cumeeira, que neste caso, faz alusão ao alto da cabeça, ou seja, segurar pela cabeça. Isso porque, a incorporação começa pela cabeça.

Pedimos, Senhor Boiadeiro, que recolha todos os espíritos sofredores que estejam nos acompanhando ou ligados a nós. Cure e regenere esses espíritos despertando-os para o novo estado em que se encontram no mundo maior.

Os Boiadeiros, de um modo geral, utilizam chapéus de vaqueiros, laços de corda e chicotes de couro, são ágeis e costumam chegar aos terreiros com sua mão direita levantada, girando, como se estivesse laçando, esbravejando a inconfundível toada "êeeee boi!" como se ainda estivessem tocando seu rebanho.

Os de couro ou Boiadeiros, são espíritos de vaqueiros que atuavam cuidando dos rebanhos bovinos, nas fazendas e sertões do nosso país. Os Caboclos, quando incorporados em seus filhos nos Terreiros, dão aconselhamento, indicam banhos, defumadores, oferendas e tudo que podem ajudá-los na resolução dos problemas.

Alguns nomes de boiadeiros: Zé do laço, Capitão do Mato, Zé Vaqueiro, Cerca viva,Chicote bravo, Zé do berrante, Boiadeiro do Sertão, Boiadeiro Navizala, Bugre do Sertão, Boiadeiro Rei, etc, etc.

USO EM BANHO: Ferva 1 litro de água, desligue o fogo, coloque as ervas em um recipiente, despeje a água, tampe por alguns minutos, coe, acrescente um pouco de água fria ao banho ou deixe esfriar até que atinja uma temperatura agradável.

A expressão Xeto Maromba Xeto significa “braços fortes, pulsos firmes”. No dia 15 de novembro, ilês, axés, abassás, roças, casas e terreiros da Capital Paranaense e Região Metropolitana se unirão no centro histórico de Curitiba para celebrar o dia da Umbanda.

Para recebermos algo, o mínimo que as entidades esperam de nós é esforço e dedicação. Por isso temos que primeiro pedir a nós mesmos, ao nosso espírito, ao nosso subconsciente, ao nosso anjo da guarda ou sei lá que nome se queira dar a esse conhecimento adquirido e acumulado ao longo de nossas encarnações.

Existem duas formas de fazer um pedido de informação a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, pela internet por meio do Fala.BR ou presencialmente no SIC (Serviço de Informação ao Cidadão).

Que nenhum mal tenha poder sobre mim, nenhuma pestilência chegue a mim, nenhum mau-olhado, mau agouro, tristeza, doença ou miséria cheguem a mim e aos que eu amo.

Em Zé do Laço: a consagração de um boiadeiro, somos apresentados a Pedro, um espírito errante, consumido pela culpa, que, após longos anos nas zonas umbralinas recebe a graça de ser resgatado e guiado a uma colônia espiritual.

Em geral, o boiadeiro pode ser encontrado em meio a elementos que remetem à vida campestre. Isso acontece porque, enquanto eram vivos, eles conheciam essas regiões. Esse conhecimento também os auxilia na hora de aconselhar sobre travessias que as pessoas precisam enfrentar.

Boiadeira

Boiadeira é o feminino de boiadeiro.

Ervas naturais e selecionadas: Paratudo, Assapeixe, Alecrim, Erva de Bicho, Cipó Cabloco, Erva de São João e Guiné.