Qual a cor da urina de Diabetico?

Perguntado por: aperalta2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Primeiramente, a forma mais comum de identificar o açúcar na urina é a partir da realização do exame de urina e se necessário, o de sangue para a detecção precisa do problema. A confirmação do diagnóstico do diabetes só pode ser obtida através da determinação quantitativa da glicose no sangue.

Quando a cor da urina é sinal de problemas
Quanto mais intenso e concentrado for o tom de amarelo, maior pode ser o tom de desidratação do organismo. A recomendação, nesse caso, é ingerir mais água e evitar atividades físicas intensas, que aumentam a produção de suor e podem agravar o quadro.

O Dia Mundial do Diabetes é 14 de novembro, mas hoje começa a mobilização em todo o planeta com a ênfase no azul, cor que reflete o céu e une todas as nações, também a cor do diabetes, cujo símbolo é um círculo azul, figura que simboliza a vida e a saúde.

A escolha da cor azul
A cor azul chama a atenção e preocupa devido à possibilidade de ofuscar o alerta para o diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando consequentemente mais de 5 milhões de mortes anuais (em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem diabetes).

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Urina de cor amarelo clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

Depois da chegada da dapagliflozina, comercializado com o nome Forxiga, agora é a vez da empagliflozina. A nova substância impede a reabsorção da glicose filtrada pelos rins, eliminando o excesso de açúcar pela urina.

Urina transparente
Quando a urina fica clara demais, isso é um sinal de que ela está muito diluída. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é avaliar se você está tomando água em excesso, o que faz os rins trabalharem mais para eliminar os líquidos desnecessários.

A urina com espuma não significa obrigatoriamente um problema de saúde, pois pode ser um jato de urina mais forte, o contato da urina com produtos químicos do vaso sanitário, urina mais concentrada, exercício físico intenso ou a presença de sêmen.

"Se a cor da urina ficar mais amarronzada, avermelhada, azulada, esverdeada ou acinzentada, isso sugere algum processo patológico, desde que não haja uma mudança muito grande na alimentação do paciente", diz o nefrologista Marcos Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

O aparecimento de manchas escuras com textura aveludada também está vinculado ao transtorno. Essa alteração na pele é conhecida como acantose nigricans, doença dermatológica caracterizada por lesões de cor cinza e engrossadas.

Se a diabetes não for controlada, com o tempo, a visão começa a ficar turva e embaçada, piorando na medida em que esses vasos sanguíneos incham e rompem no interior dos olhos. Cerca de 40% dos diabéticos sofrem essas alterações oftalmológicas decorrentes da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Diabetes tipo 1
Sede anormal e boca seca. Urinar frequentemente. Urinar na cama. Perda de energia e fadiga extrema.