Qual deve ser a cor da urina do bebê?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4 / 5 3 votos

Geralmente os bebês urinam de 15 a 20 vezes por dia. A urina varia em cor de quase transparente até amarelo escura.

Sintomas de infecção de urina em bebês e crianças:

  • Febre acima de 37,5ºC sem razão aparente;
  • Choro ao urinar;
  • Urina com cheiro intenso;
  • Presença de sangue na fralda;
  • Irritabilidade constante;
  • Diminuição do apetite.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Amarelo-claro: Esta é a cor ideal da urina; Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação.

Sinais de desidratação

  1. Choro sem lágrima;
  2. Saliva muito espessa;
  3. Boca seca;
  4. Hipoatividade da criança;
  5. Temperatura do corpo mais elevada;
  6. Urina muito concentrada e em menor quantidade.

Sinais de desidratação
Boca seca; Hipoatividade da criança; Temperatura do corpo mais elevada; Urina muito concentrada e em menor quantidade.

A infecção urinária em bebês pode ser causada por diversos fatores1, entre eles os principais são: incontinência urinária, dificuldade para urinar, fimose (no caso de meninos), após quadros de desidratação e até mesmo em casos de refluxo urinário.

Os sintomas de infecção intestinal no bebê podem surgir poucos dias após o contato do bebê com o vírus ou bactéria responsável pela doença, sendo os principais:

  • Diarreia;
  • Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Enjoo.

“O odor forte pode indicar simplesmente que a urina está concentrada, porque o bebê ingeriu pouco líquido durante o dia”, explica Alessandra Cavalcanti, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

Alguns dos exames que o médico pode pedir:

  1. Exame de urina. ...
  2. Urocultura ou cultura da urina. ...
  3. Ecografia/Ultrassonografia, tomografia e radiografia com contraste das vias urinárias (exames de imagem) para detectar quais partes do sistema urinário apresentam a infecção e se há alguma complicação.

A bilirrubina é uma impureza proveniente da filtragem do sangue. Em nossos rins a bilirrubina é transformada em urobilinogênio. O urobilinogênio é a substância responsável por dar a cor amarelada ao nosso xixi.

Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Urina transparente também é sinal de alerta
A ausência de cor indica que o líquido está muito diluído, e que, portanto, o organismo está mais hidratado que o necessário. O excesso de água é um problema sério, já que pode causar um desequilíbrio dos níveis de sódio na corrente sanguínea e, também, sobrecarregar os rins.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina.

“Os sintomas, quando presentes, são inespecíficos podendo ser apatia, recusa alimentar, náuseas, vômitos, choro débil, irritabilidade, tremores finos de extremidades, extremidades arroxeadas, aumento ou diminuição a frequência cardíaca, parada respiratória e convulsão.