Qual a densidade da água em g cm3?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A densidade da água é igual a 1g/cm³. Isto significa que, cada cm³ de água possui uma massa de 1g.

A unidade utilizada no Sistema Internacional (SI) para expressar a densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). Entretanto, frequentemente essa grandeza é indicada em grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou em grama por mililitro (g/mL). Como exemplo, observe a densidade dos materiais a seguir.

Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Outro ponto importante é que, conforme já dito, a água líquida atinge a sua densidade máxima em aproximadamente 4ºC, que é de 1,000 g/cm3.

A densidade da água apresenta o valor de 1000 kg/m3=1 kg/L=1 g/mL.

Densidade: A fórmula da densidade é d = m/V, onde m significa massa e V, o volume.

1 m³ = 1.000 litros
Para isso, basta realizar uma fórmula simples: 1 metro cúbico é igual a 1.000 litros de água.

É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.

Resumo sobre massa específica
É calculada pela divisão da massa pelo volume. Com base na massa específica das substâncias, é possível determinar se a subtância “flutuará” ou “afundará” quando colocada em outra substância. A massa específica da água é de aproximadamente 1000 kg/m3.

Assim, no cálculo da densidade da água, por exemplo, basta colocá-la em uma proveta e medir seu volume. Depois pesamos essa proveta com a água e diminuímos pela massa da proveta, descobrindo a massa da água. Em seguida, basta dividi-la pelo volume por ela ocupado.

video_content

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona a massa e o volume de um corpo. É muito utilizada na química para caracterizar e identificar substâncias, sendo um parâmetro importante em rotinas de controle de qualidade. A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

2 resposta(s) Primeiro é necessário transformar L em cm3, assim como 1L equivale a 1000 cm3, 5L equivale a (5×1000) 5000 cm3. Depois desse processo, basta calcular a densidade que é dada por M/V, então teremos D=4000/5000, resultando em 0.8 g/cm3.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

1,032 g/mL

A densidade do leite é, em média, 1,032 g/mL, podendo variar entre 1,023 e 1,040 g/mL. A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 e a do leite desnatado, cerca de 1,035. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade em torno de 1,0295, enquanto um com 4,5% deverá ter uma densidade de 1,0277.