Qual a diferença de 110 e 220?

Perguntado por: uibrahim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Qual a diferença entre o ar-condicionado 110V ou 220V? A diferença está na tensão elétrica do equipamento, mas o consumo de energia é o mesmo. Mas atenção, como a tensão 110V é mais fraca que o 220V, ao ligar um ar-condicionado 110V em uma tomada no 220V, você corre um grande risco de queimar ou danificar o aparelho.

Quem mora em regiões onde a tensão é de 100v com certeza já passou pelo sufoco que é procurar por um ar-condicionado de mesma voltagem. Certamente, em algum momento você deve até mesmo ter se perguntando “será que existe ar-condicionado 110v?” e a resposta é sim!

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

“A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país […] Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

– Para quem está se mudando de um lugar com tensão de 127V para outro em 220V – ou vice-versa –, uma boa opção para não ter que trocar toda a fiação ou comprar novos aparelhos é usar transformadores. Eles convertem a tensão da tomada para aquela aceita pelo aparelho.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho.

Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.

Ele também explica que no Brasil se convencionou usar 110V para a alimentação de lâmpadas e tomadas, e 220V para equipamentos de alta potência, como ar condicionados, chuveiros e torneiras elétricas.

A ligação em 220V permite uma fiação de menor diâmetro para a mesma corrente. Isto implica em aumentar a potência e, por isso, aquecendo mais a água. Por outro lado, se a potência é maior, o consumo também (energia é potencia vezes tempo).

Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento. Se o aparelho apresentar uma potência baixa ou um funcionamento estranho, isso indica que este aparelho necessita de uma tensão de 220V. Porém, se o aparelho funcionar normalmente é porque ele é um aparelho 127V.

Se não encontrar nenhuma destas informações, a gente tem mais duas opções. A primeira é abrir o aparelho e ver se internamente tem alguma informação que mostre qual é a tensão de funcionamento. A segunda opção é um teste prático e simples! Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.