Pode ligar liquidificador 220 em 110?

Perguntado por: afernandes6 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência. Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho.

Uma rede 220 é composta por 3 elementos, sendo duas fases e um Terra. Para o 127 ou 110 como preferir, é necessário 3 elementos tambem, sendo uma Fase , um Neutro , e um Terra no caso de tomada. Então pra transformar uma rede 220 em uma rede 110, é só substituir uma dos elementos fase do 220 , para o elemento neutro.

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

- O ideal é se manter acima da marca dos 500 watts. É preciso levar em consideração que, quanto maior a potência de um aparelho, maior será o consumo de energia.

O maior problema ocorre ao se conectar um aparelho em uma tensão acima da suportada por ele. Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido!

Agora, se for ao contrário e se você ligar um aparelho de 220V numa tomada 127V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência porque a corrente elétrica não vai ser suficiente. O certo é usar sempre a voltagem indicada!

E para conseguir aproveitá-lo nessas situações, sem gerar desconforto de comprar outro igual e deixar o atual parado ou negar um presente por não ser de voltagem equivalente, a solução é utilizar um autotransformador.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

A voltagem bivolt é um recurso que permite que os equipamentos elétricos e eletrônicos possam ser ligados em duas faixas de tensão: 110V; 220V.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.