Qual a diferença de benignidade e bondade?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A benignidade está relacionada com o caráter do indivíduo, enquanto que a bondade consiste nas atitudes deste. Assim, seria correto afirmar que a bondade é a exteriorização, em forma de ações, da benignidade.

Ter bondade é ser benevolente, ser amável, é procurar ajudar o outro. Benevolente significa demonstrar bondade ou boa vontade em relação às outras pessoas.

[ Medicina ] Condição do que é benigno, do que não constitui perigo (ex.: formação com carácter de benignidade). [Por oposição a malignidade.]

É sempre válido lembrar, como está escrito em Miqueias (6,8), que o Senhor exige de Seu povo que ele ame a benignidade. Na Bíblia, temos contato diversas vezes com o termo, sempre como o oposto de ser maligno.

Benignidade é um fruto do Espírito Santo e diferencia-se da bondade. Ser benigno é não somente ter atitudes de bondade, mas promover o que é bom.

4 sinônimos de benignidade para 1 sentido da palavra benignidade: 1 benevolência, complacência, comprazimento, condescendência.

Isso é, agir com benignidade é o mesmo que ser misericordioso e bondoso com o próximo, comportando-se com base na lealdade e fidelidade. Sendo um fruto do Espírito Santo, assim como o amor, o gozo, a paz e a longanimidade, a qualidade de ser benigno é produzida pelo Espírito Santo em nós, quando somos guiados por ele.

Benignidade (do Latim bene- = "bem" e -genus = "nascido"), é um termo médico de descrição de uma doença branda e não-progressiva. O termo é mais familiar como uma descrição de neoplasia não cancerosa, mas também pode se referir a outras condições; significando que "não causa danos à saúde".

A bondade, está diretamente relacionada com a longanimidade, que se relaciona com a benignidade e consequentemente com a paz, por isso é tão importante que nós busquemo e peçamos para o nosso Senhor, o fruto por completo, sendo aprimorados no amor.

Quando oferecemos ajuda para alguém, ou quando olhamos para o próximo com compaixão e, a partir disso, tomamos alguma atitude, estamos praticando a bondade. Esses atos que podem passar despercebidos pela nossa rotina fazem muito bem para o outro e também para nós mesmos.

advérbio De maneira benigna; em que há benignidade; favoravelmente. Etimologia (origem da palavra benignamente). Benign(o) + mente.

A benignidade no Antigo Testamento
No Antigo Testamento a palavra benignidade traduz o termo hebraico hesed aproximadamente 30 vezes (dependendo da versão). No entanto, esse termo também é traduzido como “misericórdia” e “bondade”.

Agir com benignidade é um princípio para várias religiões baseadas na Bíblia, significando que todos os indivíduos devem ser misericordiosos e bondosos com outros. A benignidade é vista como uma expressão de profundo amor cristão, sendo a flexibilidade de tratamento gentil e cordato para com o próximo.

Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade dura para sempre.

Aquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que por entendimento fez os céus; porque a sua benignidade dura para sempre. Aquele que estendeu a terra sobre as águas; porque a sua benignidade dura para sempre.

Longanimidade e Benignidade
O ato de ter paciência perante os problemas ou injúrias é característico da longanimidade, enquanto que a benignidade é o ato de fazer o bem, fazer o que é moralmente correto.

Benignidade é a qualidade de quem é benigno, ou seja, dotado de características boas, como a generosidade, a bondade e a benevolência.

Amor benigno é o que causa a bondade, não importa o ambiente, os perigos, as pressões. Diante do sofrimento do próximo, o amor benigno não dá uma de espectador, que pode até lamentar, mas nada contribui para a solução bondosa. Por originar-se no amor de Cristo, o amor cristão nos dá a capacidade de alimentar o bem.

A mansidão é a qualidade daquele que é “temente a Deus, justo, humilde, doutrinável e paciente nas horas de sofrimento”. Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

1 Qualidade ou característica do que é manso. 2 Doçura de gênio ou na maneira de comunicar-se; meiguice, suavidade. 3 Ausência de pressa ou de ferocidade; brandura, tranquilidade.