Qual a diferença de cedo com C cedo com s?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Para se referir a tempo, o correto é cedo, com c. Contudo, a palavra sedo também existe na língua portuguesa. Cedo é um advérbio de tempo que indica antecedência, brevidade e rapidez: Venha mais cedo amanhã. Cedo é também uma forma conjugada do verbo ceder: Eu cedo o lugar a quem precisa.

Já, imediatamente, prontamente, proximamente, mais tarde, daqui a pouco, sem demora, próximo, seguido, em seguida. CONJ. Portanto, por conseguinte, consequentemente. S.M. Forma reduzida da palavra logotipo.

1 prematuramente, antes do tempo, com antecedência, temporãmente.

1. Antes da hora (em que a coisa se deve realizar). 2. Dentro de pouco tempo.

Sede pode ter o significado de vontade de beber, estar sedento, como “tenho sede de água”; ou pode indicar uma empresa, ou prédio principal, como “a sede da empresa fica em São Paulo”. Sede pode ainda ser uma conjugação do verbo sedar. Enquanto cede é uma conjugação do verbo ceder, com significado de abrir mão.

A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela é usada apenas no meio de palavras e junto às vogais A, O e U, apresentando o som do fonema [s]. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.

verbo transitivo
Moderar; acalmar; assedar.

Quando adotada com o sentido de vontade de beber, a palavra sede deve ser pronunciada com a vogal fechada na primeira silaba. Porém, esse vocábulo pode adotar outros significados na língua portuguesa. Sede também pode significar uma cidade, empresa, prédio ou estabelecimento principal.

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

2 daqui a pouco, em breve, brevemente, breve, em pouco tempo, dentro em breve, dentro de pouco tempo, rapidamente, cedo.

A forma [acordei]é [primeira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de acordar] .

Ambas as formas estão corretas. As duas são o particípio passado do verbo entregar.

1 tarde, tardiamente, com atraso, com tardança, serodiamente, inoportunamente, fora de hora.

Cedo demais ou certo de mais: o correto é escrever cedo demais. Rápido demais ou rápido de mais: o correto é rápido demais. Aprender nunca é demais ou aprender nunca é de mais: o correto dessa frase é aprender nunca é demais.

É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.