Qual a diferença de corrente elétrica e resistência?

Perguntado por: njordao . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A resistência elétrica é a capacidade de um corpo de opor-se à corrente elétrica. Ela está ligada ao choque entre elétrons livres e átomos no interior dos condutores. A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica.

São divididas em dois tipos: Corrente contínua (CC): sentido e intensidade constantes. Ex.: corrente gerada por pilhas e baterias. Corrente alternada (CA): sentido e intensidade variáveis.

A corrente elétrica é a movimentação de portadores de cargas, como os elétrons, quando aplica-se uma diferença de potencial elétrico a algum material condutor. A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas motivado por uma diferença de potencial.

A função básica dos resistores é transformar energia elétrica em energia térmica. Em um circuito, eles podem ser utilizados para limitar a passagem de corrente elétrica e impedir que ela cause danos aos dispositivos eletrônicos.

Os resistores são elementos que dificultam a passagem de corrente: quanto maior a resistência elétrica de um resistor, menor será a corrente que passa pelo circuito, uma vez que resistividade e condutividade são grandezas inversamente proporcionais.

A resistência é muito utilizada quando o assunto é aquecimento, pois quando submetida a uma tensão elétrica, além de oferecer uma resistência, também dissipa calor, onde essa energia térmica é utilizada em chuveiros, fornos, estufas, e outras aplicações.

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.

A corrente elétrica é um fenômeno que ocorre nos condutores elétricos quando suas cargas se movem de forma ordenada devido a uma tensão gerada por uma diferença de potencial (ddp). Esse movimento pode ocorrer de forma oscilatória, corrente alternada (CA), ou de forma direta, corrente contínua (CC).

Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V).

Relação entre corrente e tensão
De acordo com a primeira lei de Ohm, em um condutor ôhmico, quando a tensão aumenta, a corrente elétrica aumenta na mesma proporção.

É necessário compreender que a corrente elétrica apresenta dois sentidos: o sentido real da corrente elétrica, que se move em direção oposta ao campo elétrico, e o sentido convencional da corrente, que se movimenta na direção contrária.

A Segunda Lei de Ohm descreve para a resistência elétrica de um condutor homogêneo de seção transversal uniforme: Quanto maior a área da seção transversal A menor é a sua resistência elétrica. Quanto maior o seu comprimento l maior a sua resistência elétrica.

A resistência é medida usando um instrumento como um multímetro analógico ou multímetro digital. Ambos os tipos de instrumentos podem medir não apenas resistência, mas também corrente, tensão e outros parâmetros, para que possam ser usados em diversas situações.

Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica. No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.

A Lei de Ohm é uma fórmula utilizada para calcular a relação entre a tensão, a corrente e a resistência num circuito elétrico. Para os alunos de eletrónica, a Lei de Ohm (E = IR) é tão importante e fundamental como a equação da relatividade de Einstein (E = mc²) é para os físicos.

Alguns aparelhos domésticos que utilizam os resistores são o chuveiro, o ferro de passar, o secador de cabelo, forno elétrico, churrasqueira elétrica, entre outros. Já vimos que a resistência elétrica está relacionada com o choque entre os átomos e elétrons em movimento no interior dos condutores.

Tensão, Corrente e Resistência Elétrica
Estas três grandezas se referem à fenômenos relacionados aos elétrons, que são a base de toda a eletricidade! A corrente elétrica (Ampere) é o movimento ordenado dos elétrons, ou seja, sempre que um elétron se movimentar vai existir uma corrente elétrica por ali.

VOLTS é a tensão, ou seja a diferença de potencial. AMPERES é a corrente elétrica, ou seja a quantidade de elétrons que passa no fio em um determinado tempo.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.