Quanto menor a resistência maior a corrente?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Os resistores são elementos que dificultam a passagem de corrente: quanto maior a resistência elétrica de um resistor, menor será a corrente que passa pelo circuito, uma vez que resistividade e condutividade são grandezas inversamente proporcionais.

Note que, de forma geral, quanto maior a tensão aplicada, mais impulsionados serão os elétrons a se mover no condutor e, portanto, maior será a intensidade da corrente elétrica. No entanto, quanto maior a resistência, maior a oposição do material à passagem dos elétrons, logo, menor a intensidade da corrente elétrica.

Georg Simon Ohm fez diversos testes para verificar a relação entre tensão, corrente e resistência. A primeira lei de Ohm é formulada como: “A corrente que flui por um resistor é proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional ao valor de sua resistência”.

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

Quanto maior for a potência elétrica do aparelho, maior será a energia consumida por ele. É por isso que os chuveiros e ares-condicionados são os maiores consumidores de energia elétrica doméstica.

Os homens são maiores e mais fortes, mas na resistência física as mulheres levam ampla vantagem, afirma pesquisa de universidade dos EUA. Quando comparados com pessoas do mesmo nível atlético, é fato que os homens superam as mulheres no quesito força.

Um corpo mais comprido (maior L) oferece maior resistência à corrente elétrica, ao passo que um corpo menos comprido, menor resistência à corrente elétrica. Uma área maior da seção do fio (maior diâmetro do fio) oferece menor resistência.

A resistência elétrica consiste na capacidade do corpo de dificultar a passagem da corrente elétrica por um determinado percurso. Assim, quando a corrente elétrica passa por um condutor, há uma enorme quantidade de elétrons que se movem nessa estrutura.

Relação entre corrente e tensão
De acordo com a primeira lei de Ohm, em um condutor ôhmico, quando a tensão aumenta, a corrente elétrica aumenta na mesma proporção. Em outras palavras, nesse tipo de condutor, essas grandezas são diretamente proporcionais.

A sobrecarga elétrica é decorrente do excesso de carga ligada em determinado circuito e/ou tomada. Em outras palavras, ao conectar diferentes equipamentos no mesmo ponto, a corrente elétrica passa a ser maior do que aquela suportada pelos fios e cabos.

Olá, se a resistência de um condutor elétrico diminuir, a intensidade da corrente irá aumentar, pois são grandezas inversamente proporcionais(E=R.i). Conclusão: quanto menor a resistência, maior a corrente.

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

De acordo com a equação, vemos que a resistência é diretamente proporcional ao comprimento l do condutor, ou seja, quanto maior o comprimento, maior será a resistência.

Primeira lei de Ohm
Por meio de vários experimentos, Georg Simon Ohm observou que entre dois pontos de um material percorrido por uma corrente elétrica, existe uma proporcionalidade entre a corrente que circula e a diferença de potencial aplicada ao material.

a corrente elétrica aumenta proporcionalmente. tudo isso para manter a potência elétrica. constante se voltarmos ao exemplo do chuveiro vamos supor que queremos. manter a potência elétrica de aquecimento da água em 6.000 watts como iremos alterar o valor da tensão de alimentação.

Os circuitos elétricos são calculados por meio das leis de Ohm. A primeira lei de Ohm determina que a tensão é proporcional à corrente elétrica para uma resistência constante em materiais ôhmicos. Já os dispositivos não ôhmicos não obedecem a essa lei, ainda que sejam calculados pela mesma fórmula que os ôhmicos.