Qual a diferença de sancionar e criar uma lei?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Enquanto que sancionar quer dizer a “aprovação de uma lei” ou “aprovação de um projeto”, o ato de promulgar significa o nascimento oficial desta lei ou projeto, ou seja, quando passa a ser de conhecimento público e começa a ser efetivamente aplicada na realidade. Saiba mais sobre sanção, promulgar e revogar.

1 Que recebeu sanção. 2 Que foi aprovado, confirmado ou ratificado. ETIMOLOGIA part de sancionar.

Aprovar: 1 aprovar, ratificar, validar, corroborar, legalizar, autenticar, afirmar, certificar, homologar, revalidar, consagrar, firmar, chancelar, placitar. Confirmar: 2 confirmar, admitir, aceitar, adotar.

A sanção é ato político de competência exclusiva dos Chefes do Poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito) e consiste na sua adesão ou aquiescência ao projeto aprovado pelo Legislativo.

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A palavra “sanção” tem significados gêmeos que compartilham uma raiz comum, mas puxam em direções diferentes. Como verbo, sancionar é aprovar ou permitir. (“O conselho sancionou a cisão.”) Mas como substantivo, uma sanção é uma penalidade imposta por infringir a lei ou outra regra.

Promulgação – é ato meramente declaratório que atesta a existência da lei; Sanção – ato de aquiescência do Presidente da República acerca do projeto de lei, também considerado ato constitutivo por transformar o projeto de lei em lei. NÃO CONFUNDA! – é com a sanção que o projeto de lei passa a ser lei.

O veto é o ato pelo qual o prefeito expressa sua discordância em relação a uma proposição de lei, por considerá-la inconstitucional ou contrária ao interesse público.

Normas sancionantes ou punitivas – São as normas que estatuem sanções (perda de direito) para certas condutas. Toda ação não punível é livre. Vale dizer, o que não é punível pode ser praticado facultativamente. Tanto faz, de um ponto de vista sancionante, praticar ou não a ação impunível.

A sanção penal é a condenação dada a um indivíduo que infringiu alguma norma estabelecida na legislação da sociedade em que se encontra, ou seja, cometeu um ato ilícito.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

1 norma, regra, ordem, imposição, preceito, prescrição, princípio, obrigação, deliberação, decreto, cláusula, mandamento, cânone, diretriz, regulamentação, orientação, determinação, instituição.

1 normas, regras, ordens, imposições, preceitos, prescrições, princípios, obrigações, deliberações, decretos, cláusulas, mandamentos, cânones, diretrizes, regulamentações, orientações, determinações, instituições.

Significado de Incorrigível
adjetivo Que não se consegue corrigir; que não é corrigível.

Caso o governador vetar o projeto de lei, ele será devolvido à Assembleia Legislativa para reexame da matéria. Os deputados estaduais poderão manter o veto, pelo que manifestarão a sua concordância com a iniciativa do governador. A proposta de lei rejeitada será, então, arquivada.

Se o Presidente não promulga em 48 horas a lei em que se converteu o projeto tacitamente sancio- nado, ou o projeto aprovado, em conseqüência da rejeição do veto, cabe- rá a promulgação ao Presidente do Senado e, se este não o fizer em igual prazo, terá de fazê-lo o Vice-Presidente do Senado (§ 5º do art. 59)."

45 dias

Quando a lei não estabelece, expressamente, a data do início de sua vigência, ela começa a vigorar 45 dias após sua publicação, conforme determina a Lei de Introdução ao Código Civil.

Um projeto de lei deve conter três partes: a parte preliminar, a parte normativa, e a parte final. Na parte preliminar, temos: a EPÍGRAFE é o nome que identifica o tipo de lei que se pretende criar, seguida do número que o projeto recebe quando chega na Câmara dos Deputados, e o ano de apresentação.

O Poder Legislativo é o poder que estabelece as Leis de um país. Ele é composto pelo Congresso Nacional, ou seja, a Câmara de Deputados, o Senado, Parlamentos, Assembleias, cuja atribuição central é de propor leis destinadas a conduzir a vida do país e de seus cidadãos.