Qual a diferença de whisky e whiskey?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A diferença na grafia de whisky e whisk(e)y é justamente devido a origem de produção dessas bebidas, a fim de diferencia-las. As bebidas americanas e irlandesas recebem esse “e” em sua ortografia (whiskey). Enquanto as de origem escocesas, japonesas e canadenses permanecem sem o “e” (whisky).

Eles podem ter três estilos: Single Malt: que basicamente usa água, cevada maltada e leveduras; Grão: que tem o trigo ou milho como ingrediente principal; Blended: feito a partir de uma mistura dos single malt e whiskies de grão.

Entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Também é chamado de Old No. 7 ("Velho número 7").

Isabella's Islay

Isabella's Islay – US$ 6,2 milhões
O whisky mais caro do mundo é, na verdade, uma arte de joalheria. Sua garrafa de cristal é coberta por 8.500 diamantes, 250 rubis e 11 kg de ouro branco.

A principal diferença entre o uísque escocês e o bourbon é a geografia, embora eles também possuam alguns ingredientes distintos. Como o próprio nome sugere, o escocês é um destilado feito na Escócia, enquanto o bourbon é produzido nos Estados Unidos, mais precisamente em Kentucky.

O Monge é um whisky brasileiro produzido pela destilaria Fante, localizada na serra gaúcha. A bebida é elaborada com maltes especiais e destilados nacionais envelhecidos em barris de carvalho.

O Malte Whisky é obtido através do processamento de um único cereal: a cevada malteada, a qual, convencionou-se designar de malte de cevada. O Malte Whisky da Union Distillery é elaborado a partir de variedades selecionadas de cevada, malteadas, turfadas ou não, nacionais e importadas.

Tradicionalmente presente em grandes celebrações, o uísque é uma bebida destilada de teor alcóolico elevado, sendo produzida a partir de diversos grãos e podendo, ou não, conter malte. Geralmente é bebido puro (chamada de Cowboy) ou com gelo, mas varia de acordo com o gosto do apreciador.

Se um whisky está sendo vendido no Brasil, ele deve estar identificado com o selo IPI, que atesta a entrada legal da bebida no país. Localizado na tampa da garrafa, o selo IPI está em português – e o rótulo da bebida também deve conter informações em português. Caso contrário, desconfie da autenticidade.

JOHNNIE WALKER RED LABEL® é o Blend Pioneiro, que lançou o nosso whisky no mundo. Muito versátil e universalmente atraente, com sabor intenso e vigoroso que se destaca mesmo quando misturado. JOHNNIE WALKER RED LABEL® é o whisky escocês mais vendido no mundo.

Jack Daniel's

Jack Daniel's é o whisky mais vendido no mundo em faturamento e o 2º em volume, estando entre as 10 marcas de destilados que mais crescem no mundo. Quando em 1904, Jack Daniel's foi homenageado como sendo “o melhor whisky do mundo”.

bourbon

Tecnicamente, o bourbon é um uísque (ou whisky, ou ainda whiskey, tudo é permitido) feito de pelo menos 51% de milho, destilado a no máximo 80% de álcool, envelhecido por pelo menos dois anos em barricas de carvalho americano novas queimadas.

Johnnie Walker

Brincadeiras à parte, o whisky mais popular no Brasil é o famoso Johnnie Walker.

Machrie Moor Cask Strength

A graduação alcoólica do Machrie Moor Cask Strength é de 56,2% – a maior já vista por aqui. Sensorialmente, o Machrie Moor Cask Strength é um whisky extremamente enfumaçado e picante, com uma nota frutada doce que remete a pêssegos.

A maneira mais simples de apreciar seu whisky é bebendo-o puro, limpando seu paladar com água fria entre os goles. Muitas pessoas acrescentam água ao whisky, o que pode abrir os sabores à medida em que os líquidos se combinam.

Whisky White Horse
A bebida de origem escocesa e teor alcoólico de 40% pode ser encontrada por menos de R$ 100 e é um dos whiskys mais baratos.

blue label

O blue label é a categoria mais cara do mercado. Na sua produção são selecionadas as melhores castas de vários locais da Escócia, nomeadamente as que amadurecem nos barris mais antigos.

Quanto maior a idade do whisky envelhecido, mais caro ele se torna. Esse encarecimento não é por acaso. Os amantes de whisky acreditam que a idade da bebida é um fator importante para o seu gosto. Muitos levam a sério que para ser um whisky precisa-se de pelo menos 8 anos de idade.

O estoque de single malts muito maturados está cada vez mais escassa. E a demanda só cresce. Por conta disso, nada mais natural do que a elevação dos preços. Um whisky caro torna-se ainda mais caro por conta disso.

7 é a história dos sete barris que faltam. Em 1904, a empresa embarcou sete barris de uísque Jack Daniel's para St Louis, Missouri, para a Feira Mundial. Eles foram enviados por trem, via Tullahoma, mas os relatórios foram telegrafados de volta dizendo que a empresa ferroviária havia perdido os sete barris.