Qual a diferença do glacê real para o açúcar de confeiteiro?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Uma das principais diferenças entre eles está na composição. O tamanho do grânulo também varia. O açúcar de confeiteiro, também conhecido como glaçúcar, é fácil de dissolver, tem textura ultrafina e é muito branco e macio, lembrando a consistência de um talco.

Ele pode ser utilizado no preparo de deliciosos macarons, coberturas de doces e glacês para bolo. O açúcar de confeiteiro é ótimo para preparar chantilli e até glacês, que forem mais homogêneos. Além disso, você pode decorar biscoitos e bolos, deixando eles ainda mais charmosos.

Sobre o que a receita pede, às vezes um tipo de açúcar pode substituir o outro, principalmente na hora de fazer as massas. Mas é claro, tudo depende de fazer testes e ver o que dá certo ou não. Agora você já sabe a diferença entre os açúcares e fica muito mais fácil!

Glacê é mais firme e ótimo para decorar bolos e cupcakes
Também há a opção de preparar o glacê real, versão mais suave do ingrediente. Geralmente feito com açúcar de confeiteiro, ele fica com uma textura semelhante a do merengue depois de seco - sendo muito indicado para decorar biscoitos.

Açúcar de Confeiteiro: Também é conhecido com Glaçúcar e é usado geralmente em padarias e confeitarias, possui um grão tão fino que lembra o talco o que faz ele dissolver rapidamente sem que empedre.

Glacê é uma preparação de açúcar de confeiteiro, sumo de limão e clara de ovo utilizada para diversos usos na confeitaria, como cobertura e decoração de bolos e biscoitos.

Tem que bater muito bem o glacê (mínimo 10 minutos). O glacê deve estar bem firme; não pode cair das pás da batedeira. Glacê real perde o ponto? Estando o glacê pronto, utilize-o imediatamente, porque se você deixa o glacê descansando, ele perde o ponto e consequentemente “derrete”.

Principais Aplicações: Sua principal aplicação é na decoração de bolos, com mangas de confeitar, no preparo de flores, pitangas, personagens, filigranas, etc. É muito utilizado como acabamento final após o revestimento dos bolos com Pasta Americana Arcólor, Marshmallow Arcólor, etc.

Açúcar de Confeiteiro: Também é ótimo para a substituição, porém deve ser usado 1 e 3/4 de açúcar de confeiteiro para cada 1 xícara de açúcar comum.

O que é o Açúcar Confeiteiro Glaçúcar? Tradicional açúcar de confeiteiro, só que um pouco mais fino. Ele também não absorve tanto a umidade, evitando assim o empedramento durante a receita.

O açúcar de confeiteiro é obtido pela diluição do açúcar cristal, depois o caldo é filtrado e submetido a remoção de corantes através de processos de flotação e resinas de troca iônica, evaporado e concentrado. A separação do açúcar dá-se por aspiração do açúcar de partículas menores contidas no amorfo.

Como utilizar o açucar impalpável:
Este confeito é recomendado para a decoração de bolos, doces, sonhos, croissants e outros produtos de confeitaria fina. Pulverize suavemente ou fartamente o Açúcar Impalpável Arcolor sobre suas receitas de forma a promover uma camada branca decorativa.

Ingredientes: Origem vegetal: sacarose de cana de açúcar. Informação Adicional: Para glacês, chantilly e suspiros.

Gente, o fondant é um ingrediente ideal pro acabamento de sobremesas, como bolos e tortas, viu? É feito de calda de açúcar pronta, e pode levar manteiga. Daí, depois de aplicada por cima do quitute fica bem durinha, pra criar uma camada lisa.

A umidade faz o glacê secar três vezes mais devagar do que se ele estivesse em contato com o ar seco. Coloque o aparelho no mesmo ambiente que a sobremesa, ligue-o e ajuste para funcionar no nível mais potente. Deixe assim até que o glacê fique completamente seco.

Adicione farinha caso o glacê seja cozido.
Se está preparando uma cobertura aquecida, é possível engrossar a mistura com um pouco de farinha. Adicione 1 colher de chá ou 1 colher de sopa de farinha à mistura e mexa bem em fogo baixo, até engrossar. Apague o fogo e continue mexendo até a massa esfriar completamente.

União UNIÃO GLAÇÚCAR
Nosso Glaçúcar tem grãos extrafinos que permitem uma excelente mistura, mesmo em preparações frias. Ideal para chantilly lisinho, glacê uniforme, suspiros perfeitos e momentos inesquecíveis!

Como fazer açúcar colorido
Coloque a quantidade de açúcar cristal desejada dentro do saquinho plástico e pingue 3 gotinhas de corante alimentício sobre o açúcar. Em seguida, feche e vá “amassando” o saquinho, de forma a espalhar o corante por todos os grãos de açúcar!

Contudo a principal diferença está que a classificação de confeiteiro, lhe permite além da produção de doces, produzir pães, baguetes, panetones e etc. Doceiro ou doceira é o profissional especialista em produzir doces variados para os mais variados gostos.