Qual a diferença do Glaçúcar para o açúcar de confeiteiro?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Uma das principais diferenças entre eles está na composição. O tamanho do grânulo também varia. O açúcar de confeiteiro, também conhecido como glaçúcar, é fácil de dissolver, tem textura ultrafina e é muito branco e macio, lembrando a consistência de um talco.

O açúcar confeiteiro Glaçucar é o tradicional açúcar de confeiteiro, só que um pouco mais fino. Ele também não absorve tanto a umidade, evitando assim o empedramento durante a receita.

Ingredientes: Origem vegetal: sacarose de cana de açúcar. Informação Adicional: Para glacês, chantilly e suspiros.

Por isso, é essencial conhecer as diferenças, mesmo que não vá utilizá-los em seus produtos.

  • Açúcar Cristal. Apresenta grãos mais grossos e transparentes que o açúcar refinado. ...
  • Açúcar Mascavo. ...
  • Açúcar Refinado. ...
  • Açúcar Invertido. ...
  • Glicose. ...
  • Açúcar Demerara.

O açúcar de confeiteiro é um tipo de açúcar pulverizado que se usa normalmente na preparação de sobremesas e na confeitaria em geral. Este tipo de açúcar passou por um processo de moagem que dá como resultado um açúcar em pó muito fino, por isso costuma se usar como decoração e não tanto para adoçar.

Ele pode ser utilizado no preparo de deliciosos macarons, coberturas de doces e glacês para bolo. O açúcar de confeiteiro é ótimo para preparar chantilli e até glacês, que forem mais homogêneos. Além disso, você pode decorar biscoitos e bolos, deixando eles ainda mais charmosos.

As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está.

Glacê é mais firme e ótimo para decorar bolos e cupcakes
Muito usado por confeiteiros para enfeitar e dar mais formato aos bolos, o glacê é um ingrediente mais firme que o chantilly e não leva creme de leite em seu preparo.

Açúcar granulado branco finamente moído, com uma pequena quantidade de amido. Indicado para bolos e sobremesas. Ideal para coberturas, merengues, suspiros e glacés.

Ambos são açúcares finos, com adição de amido de milho. Porém, o Açúcar de Confeiteiro possui uma quantidade menor de amido em relação ao Açúcar Impalpável. A diferença também é que os grânulos do Açúcar Impalpável são mais finos e a cor é mais branquinha comparada ao Confeiteiro.

Sacarose ou Açúcar Comum. Sacarose, açúcar de cana comum.

Açúcar e amido de milho (Bacillus thuringiensis, Streptomyces viridochromogenes, Agrobacterium tumefaciens e Zea mays), clara de ovo desidratada, cremor de tártaro, espessante ágar - ágar, acidulante ácido cítrico e aromatizante. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE OVO. PODE CONTER LEITE E SOJA. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Composição do açucar impalpável:
Ingredientes: Açúcar refinado e Amido de milho.

Modo de Preparo

  1. Em uma panela larga e com cabo, adicione o açúcar e leve ao fogo médio.
  2. Vá aos poucos mexendo a panela em movimentos circulares sobre o fogo até derreter o açúcar. Adicione a água quente aos poucos, e mantenha no fogo até formar um caramelo que se desprenda do fundo da panela.
  3. Deixe esfriar.

Açúcar de Confeiteiro: Também é ótimo para a substituição, porém deve ser usado 1 e 3/4 de açúcar de confeiteiro para cada 1 xícara de açúcar comum.

Frutose: é o açúcar extraído de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros.

Apropriado para a montagem de glacês, cremes, pasta americana ou outros tipos de coberturas finas para bolos decorados. Modo de Utilização: Pulverizar suave ou fartamente o Açúcar Impalpável Arcólor sobre doces, bolos, croissants, massas folhadas, etc. de forma a promover uma camada branca decorativa.

De acordo com uma publicação do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre o açúcar mais saudável para consumo é aquele que tiver o menor processamento, como o mascavo e o demerara.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

O mel, melado de cana e outros açúcares como o açúcar de coco e demerara são opções mais naturais para quem prefere adoçar o café no dia.