Qual a diferença do relaxante muscular para o anti-inflamatório?

Perguntado por: evilela . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os anti-inflamatórios e relaxantes musculares atuam de maneiras diferentes. O anti-inflamatório age combatendo inflamações e o relaxante muscular age suavizando as tensões destacadas no corpo, mas ambos diminuem as dores.

Relaxante muscular: saiba como essas substâncias ajudam a aliviar a dor muscular. Algumas condições que afetam o tecido muscular, como dor cervical, dor de cabeça tensional e dor na lombar, podem ser bastante incapacitantes e, por isso, relaxantes musculares costumam ser usados para aliviar a dor.

Pode usar qualquer relaxante muscular que não tenha antiinflamatorio combinado, por exemplo que possua somente ciclobenzaprina em sua composição.

Os anti-inflamatórios tópicos (AINEs) são seguros e eficazes para o alívio da dor musculoesquelética em adultos, sendo utilizado para tratamento de dores agudas e crônicas. Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam.

Eles são relativamente seguros, mas é preciso tomar cuidado com o exagero após os 60. Por terem um efeito sedativo, provocam quedas com maior frequência. São indicados em casos de dores moderadas, que não vão embora com outras terapias, como bolsas de água quente, alongamentos e analgésicos simples.

Os relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina, o carisoprodol e a orfenadrina, tem como efeito adverso mais importante as alterações neurológicas, que incluem confusão mental, alterações de concentração, agitação e até mesmo torpor e coma.

Embora os relaxantes musculares possam ser eficazes para aliviar a dor, eles também podem causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, como sonolência, náuseas, dor de cabeça e tontura. Além disso, eles podem interferir no seu treino e diminuir a sua força e potência.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Miorrelax é a mesma coisa que Dorflex. Mas o Torsilax é outro medicamento, ele tem outros componentes, sendo anti-inflamatório, analgésico e relaxante muscular.

Cloridrato de ciclobenzaprina (Mirtax): alivia dor, sensibilidade e limitação de movimentos associados aos quadros agudos de espasmos musculares (contrações musculares involuntárias);

O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma das alternativas naturais mais fortes para ser usada como relaxante muscular e analgésico. A aplicação deve ser feita na região afetada. Ele ajudará a aliviar a dor enquanto acalma os espasmos causadores de cãibras musculares.

Alguns remédios comuns que agem como relaxantes musculares são: Dorflex, Miorrelax, Dorilax, Doricin e Nevralgex.

Relaxantes musculares
Em alguns casos, os relaxantes musculares pode ser usados em associação com analgésicos, como o carisoprodol que é comercializado em associação ao paracetamol e/ou a diclofenaco, encontrado com os nomes Torsilax ou Mioflex, por exemplo, sendo suficiente para o alívio da dor.

Os remédios para dor nas costas, do tipo relaxante muscular, podem ser o Dorflex, o Miosan, e o Mioflex. Destacam-se ainda, especificamente para essa modalidade de dor, os medicamentos como o Tandrilax, o Tandene e o Torsilax.

2. Relaxante muscular. O grande problema de um relaxante muscular é o risco de dependência por conta das sensações que ele proporciona. Além do alívio das dores musculares e impressão de sedação, o medicamento causa sonolência, o que o enquadra na classe dos medicamentos perigosos.

Se tomar 3 ou mais comprimidos ao dia,deve ser evitado tomar mais de 7 dias,devendo retornar ao médico para reavaliação,de preferência antes do prazo final.

Segundo levantamento mais recente da Associação da Instúrtria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o remédio mais consumido no Brasil é o relaxante muscular Dorflex, que rende R$470,7 milhões ao ano às farmácias.

Todos tem a mesma eficácia.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial. O estudo afirmou também que os AINEs estão entre os medicamentos mais utilizados no mundo.