Qual a diferença do vidro fosco para o vidro jateado?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Tecnicamente, vidro jateado e o vidro fosco são sinônimos. Para esclarecer, o 'jateado' refere-se à técnica aplicada na fabricação do produto (jateamento); enquanto que o termo 'fosco' está relacionado à aparência do vidro, sem a transparência tradicional.

Vidro refletivo: o que é? O vidro refletivo é um produto que fornece controle solar, ou seja, possui controle térmico e luminoso, filtrando a quantidade de luz e calor que atravessa e penetra no ambiente. Ele é mais buscado para projetos de obras comerciais, mas já começou a conquistar outros ramos.

Vidro Verde Jateado
Entre as diferentes cores de vidro que podem ter o acabamento jateado, uma das opções é o vidro em tom esverdeado. Nesse caso, o vidro transparente e em tom de verde ganha o acabamento opaco do efeito jateado, que pode ser uma opção de fábrica ou uma customização com película adesiva para vidro.

Também reconhecido como vidro jateado, o vidro fosco permite o controle da luminosidade do ambiente e garante a privacidade.

Isso porque além da característica fosca do vidro jateado, o material tem a resistência do vidro temperado, considerado um vidro de segurança por não criar cacos pontiagudos quando quebrado. O preço médio do vidro jateado temperado fica em torno de R$ 400,00/m².

Para a completa limpeza do vidro jateado, separe um pano, uma vasilha e uma solução com três porções de água para uma de álcool. Seguidamente, mergulhe o pano limpo na vasilha com a solução, torça o pano e passe sobre a superfície do vidro jateado retirando toda a poeira retida em sua estrutura.

Além de ser usado como divisória em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, o vidro jateado também rende belas divisórias em ambientes sociais, como sala de estar e sala de jantar, especialmente quando o vidro recebe desenhos ou formas geométricas diferenciadas.

Vidros podem ser opacados de diversas maneiras. A mais tradicional, e que deu origem ao nome vidro jateado, é a técnica de se “bombardear” com microgrãos (areia ou óxidos metálicos) a superfície do vidro. Com isso uma pequena parte do vidro é removida da superfície do material, criando o aspecto opacado.

Incolor: é o mais comum e o mais presente na casa das pessoas. Apesar de poder ser usado em banheiros de diferentes tamanhos, o box de vidro incolor ou transparente é indicado principalmente para banheiros pequenos.

O vidro laminado é o mais indicado para sacadas, por exemplo, pois esse ao quebrar não gera estilhaços por conta de uma película existente no meio das camadas do vidro, sendo ainda mais seguro.

Das cores mais populares, o vidro bronze e/ou fumê costuma ser a cor mais cara, comparando, por exemplo, com modelos como o incolor e verde.

Limpar um vidro jateado é muito simples e exige pouco esforço.
...
Como limpar o vidro jateado

  1. Reserve um pano e uma vasilha;
  2. No recipiente, coloque uma porção de álcool para três de água;
  3. Mergulhe o pano separado nessa mistura;
  4. Remova o excesso ao torcer levemente;
  5. Passe o pano no vidro.

O vidro jateado é tão popular que o termo costuma ser utilizado para simbolizar toda a categoria de vidro translúcido incolor. Esse tipo de vidro ganha suas características a partir de uma técnica que lança grãos de areia em alta velocidade para gerar atrito e tornar o vidro áspero, garantindo o efeito fosco.

A película de vidro blackout é considerada a mais escura no mundo das películas. Entretanto ainda sim permite um pouco de visibilidade externa. Antes de aprofundar no assunto, vamos analisar um fato curioso em saber o que torna ele o mais escuro de todo o mercado.

Opacidade em vidro fosco, ou atenuação em vidro fosco, é um aspecto descrito na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dos pulmões, no qual ocorre aumento do coeficiente de atenuação do parênquima, com preservação das marcas broncovasculares(1,2).

Tipos de vidros

  • Vidro Comum. É aquele vidro usado em janelas de alumínio ou em copos de vidro. ...
  • Vidro temperado. ...
  • Vidro laminado. ...
  • Vidro laminado e temperado. ...
  • Vidro Blindado. ...
  • Vidro colorido.

Tanto o policarbonato quanto o acrílico podem ser usados como substitutos para os vidros.

Como já comentado, geralmente o vidro laminado lidera a lista sobre qual vidro é mais caro. O uso popular do produto – graças às suas características exclusiva – é um dos fatores que torna esse tipo de vidro mais caro, além, claramente, da qualidade dos insumos e mão de obra utilizados em sua fabricação.