Qual a diferença entre acetilcisteína e acetilcisteína?

Perguntado por: lcastros . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A N-acetilcisteína, também conhecida como acetilcisteína ou N-acetil-cisteína (NAC), é um precursor do aminoácido L-cisteína, sendo este crucial para a formação da glutationa, um dos antioxidantes mais importantes do corpo, que ajuda a neutralizar os radicais livres que podem danificar células e tecidos do corpo.

Em alguns casos, o envelope de 200 miligramas (mg) recomenda utilizar o xarope de duas a três vezes diariamente. Por outro lado, o de 600 mg exige somente uma dose, de preferência à noite. O xarope chegou ao mercado na década de 1960 sendo recomendado para doenças respiratórias.

A acetilcisteína ajuda a tratar as secreções(muco) deixando-a mais líquida ou fluida, reduzindo sua consistência e elasticidade. Essa ação ajuda a diminuir a frequência da tosse, eliminar o catarro acumulado nos pulmões e a melhora da respiração.

Este medicamento é indicado para o tratamento da congestão nasal causada por rinites (agudas e subagudas) alérgicas e vasomotoras, rinites crônicas, principalmente com secreção mucosa mucopurulenta e/ou presença de formações mucocrostosas e para o tratamento de sinusites (agudas e crônicas).

O Acetilcisteína é um fármaco com atividade mucolítica, comercializado há muitos anos na forma de xarope para uso adulto e infantil. Contudo, acetilcisteína é um aminoácido constante na Instrução Normativa da Anvisa nº 28/2018 e, por isso, pode atualmente ser também comercializada na forma de suplemento.

Compre Acetilcisteína 600mg 16 Envelopes (EMS) Genérico Fluimucil.

Cisteil 120mg/g, envelope com 5g de granulado para solução de uso oral.

Nome comercial: Fluimucil, Bromuc Apresentação: Ampola de 300 mg/3 ml O que é: Mucolítico; antídoto do paracetamol Para que serve: Fluidificante de secreções; expectorante (usado como facilitador de expectoração nas afecções brônquicas ou broncopulmonares quando há tosse produtiva).

Acetilcisteína 200mg ajuda a eliminar as secreções produzidas pelo pulmão, tornando a respiração mais fácil. É utilizado para tratar distúrbios respiratórios caracterizados por excesso de secreção densa e viscosa como em casos de bronquite aguda, crônica ou tabágica; enfisema pulmonar e outros.

Adultos e crianças acima de 2 anos podem tomar Clobutinol e Doxilamina. A dose é recomendada conforme a idade de cada paciente. Os medicamentos, como o Fluimucil e Acetilcisteína, não são indicados para a tosse seca persistente. Eles deixam o catarro mais líquido contribuindo para a sua eliminação.

Fluimucil® é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.

Fluimucil é um medicamento contendo 600mg de acetilcisteína em comprimidos efervescentes. Não contém açúcar. Fluimucil (acetilcisteína) em comprimidos efervescentes é indicado para casos em que se tem dificuldade de expectorar e há presença de secreção densa e viscosa.

Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 2 anos. Pacientes portadores de asma brônquica devem ser rigorosamente monitorados durante o tratamento se ocorrer broncoespasmo, suspender a acetilcisteína imediatamente e iniciar tratamento adequado.

A N-acetilcisteína (NAC) apresenta uma composição muito semelhante ao aminoácido cisteína, tendo como diferencial a substituição do nitrogênio no grupo amino, reduzindo sua reatividade, toxicidade e reatividade.