Qual a diferença entre alergia e urticária?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A principal diferença entre essas duas condições é que a alergia tem um fator desencadeante, como a ingestão de algum alimento, uso de algum creme, pólen de flores, etc…) Já a urticária não tem fator gerador e, na maioria dos casos, está ligada a causas emocionais.

Urticária ao frio ou ao calor
Esse tipo de urticária é diagnosticado quando o paciente se queixa de placas vermelhas espalhadas pelo corpo. Geralmente é acompanhada de pouca coceira e aparece após o contato com água muito quente ou muito fria. Raramente está relacionada à temperatura do ambiente.

É o que se chama de “reação anafilática”, que, se não atendida a tempo, pode ser fatal. A pessoa com urticária começa a ter náuseas, vômitos, queda da pressão arterial, sonolência, palidez e dificuldade para respirar. Quando estes sintomas surgem, há que se procurar um Pronto Socorro imediatamente.

A urticária pode ser comum e aguda, surgindo e desaparecendo após um período de seis semanas, ou ainda uma urticária crônica, quando ela não some após seis semanas e pode permanecer no corpo do indivíduo por vários anos.

Algumas opções de remédios caseiros para urticária são:

  1. Compressas frias. ...
  2. Gel de babosa. ...
  3. Compressas de camomila. ...
  4. Banho de aveia e alfazema. ...
  5. Banho com sais de Epsom. ...
  6. Óleo essencial de hortelã-pimenta. ...
  7. Cataplasma de hidraste com mel.

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

É muito difícil definir o fator desencadeante de grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea. Estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

A maioria dos casos de urticária são benignos, mas reações alérgica mais severas podem ocorrer. O grande perigo é o desenvolvimento do angioedema e da anafilaxia.

Pomada de calamina
A pomada de calamina é constituída por óxido de zinco e outros componentes, com ação antialérgica, analgésica e protetora da pele, que ajudam a aliviar a coceira na pele causada pela urticária devido a queimaduras solares.

São opções com elevado poder hidratante, e que vão proporcionar uma sensação incrível após o banho.

  1. Cetaphil Peles Sensíveis. O sabonete para pele sensível da Cetaphil possui fórmula livre de sabão e detergente (Imagem: Cetaphil) ...
  2. Granado Bebê Dermocalmente.

Causas da urticária. A urticária pode ocorrer quando certas substâncias químicas forem inaladas, consumidas, injetadas ou tocadas. Essas substâncias químicas podem estar no ambiente, em alimentos, medicamentos, insetos, plantas ou em outras fontes. Não são prejudiciais à maioria das pessoas.

Leite com fruta permitida e torradas com geléia de fruta caseira. Arroz, feijão, filé de frango grelhado, purê de batata ( sem ovo), salada de alface e pudim de leite de soja. Leite batido com fruta permitida e pão de forma com manteiga.

O contato com um alérgeno é a causa mais comum de urticária. Urticas alérgicas não são contagiosas. Esses tipos de urticária em si não são contagiosos, mas se a condição que os causa se espalhar, você também pode ter o sintoma se desenvolver a doença.

A maioria dos vegetais pode ser consumidos, contudo, a dieta exclui cogumelos, milho, tomate, todos os tipos de batata, berinjela e pimentão (incluindo a pimenta vermelha e páprica). As frutas e sucos de frutas podem ser consumidos, com a exceção das uvas e frutas pertencentes ao grupo cítrico.

No caso da urticária nervosa, a irritação ocorre em regiões específicas devido a um quadro de grande estresse emocional. Essa reação do sistema imune provoca sintomas como irritação na pele, vermelhidão e/ou erupções cutâneas. Os sintomas surgem de repente e, normalmente, desaparecem em menos de 24 horas.

Qual o melhor antialérgico para alergia na pele? O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.