É possível ter alergia a Brinco de aço cirúrgico?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Peças feitas em aço cirurgico são completamente antialérgicas muito embora não tenhamos tanta versatilidade e design. Se estiver procurando peças antialérgicas com design elegante e garantia de durabilidade opte sempre por joias nobres como as joias em ouro 18K.

Um tipo de material que muita gente ainda não conhece, mas que é perfeito para quem tem alergia a semijoias é o aço 316L, também conhecido como aço cirúrgico. Esse material é hipoalergênico, ou seja, com baixo risco de alergias.

Portanto, brincos hipoalergênicos são aqueles pinos, argolas e anéis que têm o risco mínimo de causar alergias em seus ouvidos sensíveis. Feitos de metais puros, como ouro, cobre e aço inoxidável, esses brincos são as alternativas mais seguras aos brincos comuns modernos que contêm níquel e outros alérgenos comuns.

A principal diferença entre o inox e o aço cirúrgico é a quantidade de carbono presente na composição do material para determinar a corrosão. Peças com menores quantidades de carbono têm menos risco de sofrerem corrosão intercristalina ou desintegração da solda, e isso é proporcionado pelo aço cirúrgico.

Aço é uma variação do metal que tem grande resistência à oxidação, o que faz a joia durar mais tempo. O que vai indicar isso é o seu valor e o aço cirúrgico possui 316L.

O aço cirúrgico é um elemento muito utilizado na fabricação de acessórios em todo o mundo. Por ser um material muito resistente, que garante a durabilidade e o brilho da peça. Por isso, o aço cirúrgico é um tipo de metal muito valioso na fabricação de brincos, anéis, alianças e colares.

Existem outros tipos de materiais que não causam reações alérgicas na pele, como ouro amarelo, prata, platina, aço cirúrgico, titânio, alumínio e aço inoxidável. Também é possível aplicar um pouco de esmalte sobre a peça que terá contato com pele.

Resumindo, para pessoas alérgicas a metais ( níquel ) sugerimos: – Para pessoas com baixo e médio grau de alergia, estes podem utilizar o Aço Inox 304; – Para pessoas com alto grau de alergia, recomenda-se a utilização do Aço Cirúrgico 316L.

Bijuterias como brincos, anéis, pulseiras, colares e relógios são as peças que mais costumam causar alergia na pele. Contudo, até mesmo algumas joias de ouro e prata podem desencadear essa reação se houver uma pequena quantidade de níquel em sua liga metálica.

São eles: Aço cirúrgico, Titânio e Nióbio. Esses materiais são os mais indicados, pois, são materiais biocompatíveis, ou seja, amigos do corpo. Além disso, diminuem o risco de reações alérgicas. Após o período de cicatrização, as chances de alergias ou infecções são bem menores, então, você pode optar por outras joias.

Níquel: segundo Victor, “a causa mais comum de inflamação por causa de brincos é pela presença de níquel em bijuterias. Mas mesmo brincos de outros materiais podem ter pequenas quantidades de níquel suficiente para causar alergia em pessoas suscetíveis”.

São produtos livres de substâncias alergénicas que ajudam a evitar o aparecimento das irritações. Devem ser utilizados por pessoas sensíveis, sensibilizadas ou alérgicas para evitar que os sintomas apareçam. Ou seja, os produtos hipoalergénicos previnem e os antialérgicos tratam, através de uma receita médica.

No caso dos brincos, a coceira no lóbulo da orelha pode ser alergia ao níquel, um metal muito comum nos acessórios. Para ajudar a descobrir se o problema é mesmo a bijouteria, você pode tirá-la da orelha por algumas semanas e, caso a coceira passe, significa que a causa da coceira era, de fato, o brinco.

Escolha brincos/argolas pequenos, que sejam fáceis de limpar e cicatrizem rapidamente. Eles costumam ser feitos de aço inoxidável e são os acessórios ideais para os lóbulos das orelhas. Por fim, essas opções não atrapalham o processo de cicatrização, já que as orelhas ficam um pouco inchadas depois de perfuradas.

DICAS ÚTEIS PARA PEÇAS DE AÇO CIRÚRGICO 316L:
Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia. Possui manutenção simples: basta lavar com sabão neutro e água (doce) e secar com uma flanela limpa e seca.

Aço cirúrgico 316L
É o ideal para ser utilizado como acessório para o corpo. Sua fabricação envolve um processo diferente de derretimento a vácuo – método seguro que evita qualquer tipo de contaminação. Por isso, esse tipo de aço é mais resistente e ideal para estar em contato com a pele.