Qual a diferença entre cosméticos cosmecêuticos e medicamentos?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

São exemplos de cosméticos os shampoos, hidratantes e sabonetes. Os cosmecêuticos possuem ingredientes bioativos que agem na camada mais profunda da pele, promovendo benefícios sem as restrições dos medicamentos. Os cosmecêuticos possuem propriedades terapêuticas para doenças e/ou correção de problemas estéticos.

Assim, o único produto que não é cosmético e nem cosmecêutico são os: c. Medicamentos.

Os cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e por outras matérias-primas naturais. A Ecocert segue esses mesmos princípios de definição de um cosmético orgânico.

Os cosmecêuticos são produtos capazes de corrigir danos da pele, repor elementos perdidos com o envelhecimento e ainda apresentam ação preventiva, sendo divididos em antioxidantes, alfa-hidroxiácidos, retinoides, entre outros.

De acordo com a definição conferida pela legislação vigente, Cosméticos, Produ- tos de Higiene e Perfumes “são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas ...

Os dermocosméticos contêm ativos com grande capacidade de penetração na pele, enquanto os cosméticos apresentam uma ação superficial. No geral, o produto atua diretamente nas causas do problema, funcionando como um tratamento estético.

Para abranger todo esse universo, a ANVISA criou uma classificação de cosméticos que os separa em dois tipos: os de grau 1 e os de grau 2. Mesmo para quem é da área, essa separação pode não ficar muito clara.

Creme, loção, gel e óleos para as pernas (finalidade de hidratação e/ou refrescância) Sabonete facial e/ou corporal (exceto de ação anti-séptica ou esfoliante químico) Produtos para barbear (exceto de ação anti-séptica) Base facial e/ou corporal (sem finalidade fotoprotetora)

R.: Os cosméticos se classificam em duas classes distintas: - Grau de Risco I (Exemplo: xampus, condicionadores e sabonetes). - Grau de Risco II (Exemplo: Fotoprotetores, xampu de uso infantil, tinturas capilares permanentes).

Entre as formas cosméticas mais utilizadas, temos:

  • 1 – Cremes e Loções Cremosas – Emulsões.
  • 2 – Géis.
  • 3 – Suspensão.
  • 4 – Pomadas.
  • 5 – Pós.
  • 7 – Aerossóis.
  • 8 – Bastões.

Cosméticos naturais são compostos quase que totalmente de substâncias naturais, como água, minerais e ingredientes de origem vegetal ou animal. Já os cosméticos orgânicos são compostos por ingredientes de origem orgânica, que são produzidos sem o uso de aditivos químicos e agrotóxicos.

Entre as formas cosméticas mais utilizadas, podem ser mencionadas: emulsões (cremes e loções cremosas), géis, suspensões, soluções, pomadas, pós, aerossóis e bastões (sticks).

RESUMO: Os cosmecêuticos estão se tornando uma classe cada vez mais importante na dermatologia. Há mais de 20 anos, um médico americano chamado Albert M. Kligman criou o termo cosmecêutica, numa reunião da Sociedade de Químicos de Cosméticos.

O que são nutracêuticos e nutricosméticos
Nutracêuticos são vitaminas e minerais encontrados em alimentos que podem ser manipulados para a suplementação a favor da saúde. Os nutricosméticos são suplementos orais que possuem em sua fórmula nutrientes e antioxidantes direcionados a fins estéticos.

O tratamento tópico do envelhecimento cutâneo é feito com vários tipos de substâncias, sendo que os mais comuns são: fotoprotetores, antioxidantes, vitaminas, ácidos fitoterápicos e retinóides. Os retinóides são substâncias derivadas da vitamina A, com ação em receptores específicos.

Já os cosmecêuticos são a união entre cosméticos e produtos farmacêuticos, com uma formulação que contém uma poderosa combinação de ativos que realmente melhoram a condição e saúde da pele.