Qual é o maior consumidor de cosméticos do mundo?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Vencendo a inquietude da economia e diversificando os meios de atuação, de acordo com a ABIHPEC, no ano de 2020, o Brasil manteve o título de 3º maior consumidor no setor da estética, perdendo apenas para os Estados Unidos e China.

Brasil

O Brasil está entre os Top 10 mercados consumidores no setor cosmético mundial. O País ocupa a quarta posição, segundo dados da Euromonitor, de 2019. Está atrás somente de Estados Unidos, China e Japão, nessa ordem.

Dados colhidos em 2021 apontam que o Brasil conquistou o terceiro lugar do mundo no ranking de gastos com cosméticos. A pesquisa mostra a atenção que o brasileiro tem com a beleza e os cuidados pessoais e mostra como essa área traz oportunidades ao empreendedor.

Natura manteve a primeira colocação pelo oitavo ano consecutivo. O Grupo Boticário ficou em segundo, enquanto a Avon ficou, pela primeira vez, entre as cinco melhores do levantamento, em 5º lugar, subindo duas posições em relação a 2020.

No mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), em 2019 a geração Z já representa aproximadamente 32% da população, porcentagem maior que os Millenials (público nascido entre as décadas de 1980 e 1990) 31,5%.

A Natura já lidera o setor no Brasil
Em termos de participação de mercado, o setor é liderado pela francesa L'Oréal (9,7% de participação de mercado), seguida pela Procter & Gamble (7,7%) e pela Unilever (7,5%), de acordo com a Euromonitor.

brasileiro

Uma pesquisa internacional realizada em vários países com mais de 25 mil pessoas revelou que o povo brasileiro é o mais vaidoso. Na lista de cuidados com a beleza, o cabelo e a pele foram os mais mencionados. Entre os brasileiros entrevistados, 87% declararam se preocupar o tempo todo com o estilo e a aparência.

86% Vestuário. 85% Aparelhos eletrônicos. 69% Eletrodomésticos. 66% Itens de farmácia/drogaria.

A Natura, parte do grupo Natura &Co ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop, acaba de ser reconhecida como a marca de cosméticos mais forte do mundo, de acordo com o relatório Brand Finance Cosmetics 50 2021.

a Natura

Pioneira dos cosméticos no Brasil
Fundada em 1969, a Natura é uma empresa multinacional brasileira de cosméticos, produtos de higiene e beleza.

Descubra agora quais são os 5 cosméticos mais vendidos no Brasil.

  1. Batom. O batom é um dos queridos no Brasil pelas suas características. ...
  2. Cremes multiuso. ...
  3. Óleo para cabelo. ...
  4. Finalizador para cabelo. ...
  5. Cremes de tratamento para cabelos.

O Brasil também abocanha o terceiro lugar no pódio quando o assunto é o tamanho do mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

As principais concorrentes da Natura são desde empresas brasileiras como a Boticário, como também empresas estrangeiras como L'Oréal, Procter & Gamble e Unilever.

Grupo Boticário

Eudora é a segunda unidade de negócio do Grupo Boticário e a primeira empresa brasileira do segmento a atuar, desde o nascimento, em 2011, com estratégia multicanal que inclui venda direta, comércio eletrônico e lojas próprias.

Agora o grupo mundial de produtos de beleza Natura fica atrás , apenas, da francesa L'Oréal, da americana Procter & Gamble e da anglo-holandesa Unilever. Nas negociações, a Avon, então rival norte-americana de 130 anos, foi avaliada pela Natura em cerca de US$ 2 bilhões .

Shiseido

Muita gente que não vive sem os incríveis produtos da Shiseido nem imagina que a marca já existe há 145 anos. Pois é! Fundada no Japão por Arinobo Fukuhara, em 1872, a empresa de cosméticos é a mais antiga do mundo.

Sem mais delongas, confira algumas marcas de perfumes nacionais de maior destaque no mercado:

  • Avon;
  • Natura;
  • Eudora;
  • Fiorucci;
  • O Boticário;
  • Quem disse, Berenice?.

A L'Oreal é a melhor empresa de maquiagens do Mundo. A marca, criada em Paris possui uma grande variedade de produtos que completam todo o seu portfólio, tal como batons, tintas de cabelo, produtos de cuidados da pele, perfumes e muito mais.

Jovens consomem mais drogas e álcool, são mais agredidos e usam menos camisinha, diz IBGE.

As mulheres classe C, entre 25 e 34 anos se encontram na 3ª posição das mulheres que mais desejam comprar online. Livros e Artigos para casa estão entre os mais buscados. Celular em 3º lugar, seguido por carros e informática.

Os produtos mais comprados por homens e mulheres são roupas, sapatos e acessórios – 60% pelas mulheres e 50% pelos homens. A pesquisa também concluiu que os homens compram três vezes mais computadores e produtos tecnológicos do que mulheres, que são dominantes nas compras de produtos de beleza.