Qual a diferença entre Criminologia e perícia criminal?

Perguntado por: uvasques7 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A criminologia estuda toda a questão sociologia, antropológica, filosófica dos crimes em geral. É a ciência que estuda a questão do crime na sociedade, suas implicações, soluções para aplacar o avanço, etc. Por outro lado, a criminalística trata principalmente de aspectos relacionados ao próprio fato do crime.

Há uma grande variedade de oportunidades em diferentes contextos: trabalhar com infratores, repartições ou agências de justiça criminal, departamentos de assistência social e educação ou vítimas de crimes.

Através da ciência da Criminologia o criminólogo realiza a elaboração do perfil criminal, estuda tanto o comportamento do delinquente quanto o comportamento da vítima, elaborando também o perfil desta. Em todos os lugares geralmente o enfoque sobre o criminoso é sempre maior do que a vitima.

Os aspectos da criminologia mais comuns são os distúrbios da personalidade, como neuroses, psicoses, personalidades psicopáticas e os transtornos da sexualidade (parafilias).

Faculdade de Direito. Com duração média de cinco anos, o curso de Direito é bacharelado, e oferece a quem deseja ser perito criminal uma base teórica sólida que vai ser útil para a elucidação de casos.

O curso de Criminologia dura, em média dois anos e meio (cinco semestres), o que facilita para quem está interessado em entrar para o mercado de trabalho o mais rápido possível.

Ao passo que a Criminologia atua com o entendimento dos atos praticados pelo criminoso, juntamente com o estudo da vítima (Vitimologia), com o delito e com o controle social, de forma a conhecer e compreender melhor o criminoso para assim buscar mecanismos de prevenção do crime, e também evitar a sua possível ...

Serviços judiciais; Conselhos consultivos de políticas; Serviços de segurança; Organizações sem fins lucrativos, como instituições educacionais e organizações de caridade com jovens infratores ou vítimas de crimes.

Basicamente, para se tornar um criminologista no Brasil, o interessado deve ter completado o ensino médico (antigamente, chamado de segundo grau). Depois, ele precisa ter um diploma feito no curso de graduação de criminologia ou áreas correlatas.

Os objetos estão divididos em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.

Diferencia-se da criminologia sociológica ou macrocriminologia, que limita-se ao estudo sociológico do crime. A criminologia científica refere-se ao estudo centrado nos objetos e fatores condicionantes da criminalidade. A criminologia abrange a criminologia científica e a prática dos operadores do direito.

A criminologia é dividida em escola clássica (Beccaria, século XVIII), escola positiva (Lombroso, século XIX) e escola sociológica (final do século XIX). Academicamente a Criminologia começa com a publicação da obra de Cesare Lombroso chamada L'Uomo Delinquente ("O Homem Delinquente", em tradução livre), em 1876.

Por seu turno, a criminologia vê o crime como um problema social, um verdadeiro fenômeno comunitário, abrangendo quatro elementos constitutivos, a saber: incidência massiva na população (não se pode tipificar como crime um fato isolado); incidência aflitiva do fato praticado (o crime deve causar dor à vítima e à ...

É perigoso ser perito criminal? A profissão de perito criminal pode, sim, ser considerada de alto risco. Afinal, é necessário estar exposto a situações impactantes e até mesmo a substâncias nocivas à saúde.

Aqui no Brasil, essa atividade é regulada pelo Estado, sendo uma área que está a serviço da justiça. A perícia criminal é uma ciência que está no centro da resolução de todos os tipos de crimes, desde aqueles que envolvem vítimas fatais até aqueles relacionados ao meio ambiente, por exemplo.

Existem profissionais específicos para atuar com cada função relacionada a perícia criminal, entre eles:

  • Perito criminal federal.
  • Perito criminalístico.
  • Perito criminalístico engenheiro.
  • Perito criminalístico químico.
  • Perito oficial.