Quem faz criminologia pode ser perito criminal?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O conhecimento adquirido na faculdade torna o criminólogo mais apto a fazer análises tanto da cena do crime quanto do perfil da vítima e do criminoso.

Há uma grande variedade de oportunidades em diferentes contextos: trabalhar com infratores, repartições ou agências de justiça criminal, departamentos de assistência social e educação ou vítimas de crimes.

Como citado anteriormente, os cursos mais exigidos para profissionais que querem atuar nessa área são os de Farmácia/Bioquímica, Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação/Informática, Engenharia, Física, Geografia, Geologia ou Química.

Os concursos desta área acontecem com uma boa frequência.
...
Concurso Polícia Civil

  • Delegado;
  • Perito Legista;
  • Inspetor;
  • Investigador;
  • Papiloscopista;

O salário do perito criminal¹ é, em média, R$ 5.634,38* para profissional graduado em Investigação e Perícia Criminal com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. No entanto, a remuneração pode chegar até impressionantes R$ 14.406,65*.

A faculdade de Perito Criminal tem 2 anos em média
Esse é o tempo necessário para você entender de vez o que faz um perito criminal e conhecer todas as nuances da profissão.

Criminologia não é uma área que se limita ao campo criminal. Um criminologista também pode atuar no meio corporativo, em conjunto com o RH e o setor de Psicologia Empresarial. Aqui, o profissional trabalha em processos seletivos para grandes cargos que envolvem tomada de decisões estratégicas.

No setor privado, o criminólogo poderá atuar como pesquisador de ONGs que estudam a criminalidade de forma geral, onde ela é mais ativa e o que pode ser feito. Ele também pode atuar no setor de recursos humanos de empresas de segurança para avaliar o perfil de candidatos a cargos de confiança.

O graduado em Criminologia pode trabalhar na área legislativa como perito, assessor jurídico e analista. Também pode atuar como investigador autônomo ou em empresas de segurança privada.

O perito é um auxiliar da justiça, enquanto o assistente técnico é de confiança da parte envolvida no processo, sendo indicado e pago diretamente por ela. O perito escreve o laudo e o assistente técnico, o parecer.

Como se tornar perito criminal? No Brasil, para ingressar na carreira de perito criminal, é obrigatório prestar concurso público, que pode ser de provas ou de provas e títulos. O cargo de perito criminal exige formação de nível superior em áreas específicas.

Estágio e TCC da faculdade de Criminologia
Muitos cursos de Criminologia também incorporam estágios obrigatórios na formação dos alunos, o que contribuem para que tenham uma formação prática e mais completa.

O concurso de Perito Criminal é um dos mais difíceis e concorridos que existem atualmente. Não é possível ser aprovado sem estudar, por exemplo.

A criminologia é a ciência que estuda o crime e analisa a situação e a personalidade do delinquente, da vítima e os fatores que influenciam na ocorrência da criminalidade. É uma ciência interdisciplinar, que relaciona saberes de outras áreas, como sociologia, biologia, psicopatologia, política e direito.