Qual a diferença entre deslocamento interno e migração interna?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Os deslocados internos são indivíduos que, dentro das fronteiras de um país, mudam-se de lugar de habitação por motivação de fome e guerras, por exemplo. Já a migração interna pode ser entendida como um processo que é voluntário, quando o indivíduo opta por mudar-se de estado, dentro de um mesmo país, por exemplo.

Migração interna no Brasil
As migrações internas são aquelas que se processam no interior de um país como por exemplo êxodo rural, o que é constante no Brasil.

A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios. Tal deslocamento não provoca modificações no número total de habitantes de um país, porém, altera as regiões envolvidas nesse processo.

O deslocamento é simplesmente a diferença entre a posição das duas marcas e é independente do caminho tomado entre as duas marcas. A distância percorrida, contudo, é o comprimento total do caminho tomado entre as duas marcas.

O deslocamento é o módulo do vetor que liga as posições final e inicial de um móvel, enquanto o espaço percorrido é a soma de todos os deslocamentos lineares de um móvel.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Além de mudar de país ou região, a migração significa o ato de locomover-se de uma região para a outra independentemente se haverá mudança definitiva ou não.

É a movimentação dos povos pela superfície da terra, de cidades em cidades, de regiões, de estado, de países e de continentes. Essas movimentações de entrada de pessoas (imigração) ou saída de pessoas (emigração) de população podem ser internacionais (de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país).

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

O principal vetor das migrações do Brasil nos últimos tempos foi do Nordeste do país e do Norte de Minas Gerais para as regiões Sudeste e Sul, notadamente as grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

Migração é o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país (migração internacional) para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntária ou forçada, individual ou em grandes fluxos.

A migração interna é quando ocorre dentro de um mesmo país, quando as pessoas ao invés de saírem de seus países de origem em busca de outros países, elas vão cidades diferentes ou Estados diferentes.

Exemplos de deslocamento: um homem é advertido no trabalho e quando chega em casa agride a esposa, uma pessoa ganha um prêmio e abraça desconhecidos que estão ao redor dela, uma criança é proibida de brincar no pátio então passa o dia atormentando o irmão menor etc.

NOTA: Quando um corpo descreve um movimento retilíneo, sem inversão de sentido, a distância percorrida coincide com o valor do deslocamento.

O movimento do corpo fica completamente descrito indicando sua posição em todos os instantes de tempo. O deslocamento do corpo é definido como a medida do segmento de reta (orientado) com origem na posição inicial e extremidade na posição final do movimento no intervalo de tempo considerado.

1 locomoção, deslocação, viagem.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.

Mudança (de algo ou alguém) de um lugar para outro, ou transferência (de indivíduo ou grupo de indivíduos) de posto ou função.