Qual a diferença entre farinha e amido?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

FARINHA - pó obtido pela trituração e moagem de certos cereais, leguminosas,sementes e raízes. AMIDO - Dois tipos de carboidratos, amilase e amilopectina, ambos formados de unidades de glicose. Quando são misturados com água e aquecidos intumescem e formam um gel.

Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante. Usa-se também a palavra maisena, termo do qual deriva a marca comercial Maizena, um amido de milho criado nos Estados Unidos em 1842, agora produzido pela empresa multinacional Anglo-Holandesa Unilever.

Comparada à farinha refinada, a farinha de trigo integral é mais nutritiva e contém menos amido, o que a torna uma melhor opção em comparação a farinha branca. Por exemplo, 1 xícara (120 gramas) de farinha de trigo integral contém 69 gramas de amido, ou 57,8% do seu peso.

Tipos de farinha sem carboidrato

  • 1 – Farinha sem carboidrato – Farinha de amêndoa. Farinha de amêndoa é feita a partir de amêndoas moídas. ...
  • 2 – Farinha de coco. A farinha de coco é feita a partir de carne de coco desidratada e oferece um sabor suave de coco. ...
  • 3 – Farinha de linhaça.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

Aumento dos níveis de açúcar no sangue
O amido de milho é rico em carboidratos e tem um alto índice glicêmico, que é uma medida de quanto um alimento específico afeta seus níveis de açúcar no sangue. Ele também é pobre em fibras, um nutriente importante que retarda a absorção de açúcar na corrente sanguínea.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar.

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

O amido é utilizado para diversos fins, principalmente para obtenção de energia. Ele é considerado a principal fonte de carboidratos presente na alimentação humana e é quebrado por enzimas do trato digestivo.

A farinha de milho é fonte de amido, e consumida na alimentação humana após tratamento hidrotérmico.

Na aveia, o amido constitui cerca de 60% de matéria seca do grão. Está localizado principalmente no endosperma (HOOVER et al., 2003). Estudos conduzidos no passado encontraram consideráveis diferenças entre o amido de aveia e o amido de outros cereais.

O amido normal que inclui amilopectina ramificada é facilmente digerido por enzimas na saliva. Isso soa bem, mas a amilose e a amilopectina menos ramificada são realmente mais saudáveis porque suas estruturas podem resistir à digestão.

É um carboidrato de origem vegetal que é encontrado, principalmente, em órgãos de reserva, grãos de cereais e raízes. Entre os principais alimentos que possuem amido, podemos citar a batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz.

Por serem produtos de origem animal, os ovos também são alimentos sem amido.

Outra grande vantagem do amido de milho é que ele é rico nas vitaminas A, E e do complexo B. A primeira não só auxilia o crescimento como também é boa para a vitalidade do cabelo e da pele. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante.