Qual a diferença entre O amido e a celulose?

Perguntado por: rsubtil . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Amido: reservatório de energia em plantas, encontrado em diversos alimentos. Celulose: componente da parede celular de plantas e outros organismos.

O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. A reserva energética encontradas nos animais é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza.

Qual função da celulose? Como função primária, a celulose promove a rigidez da parede celular nas células vegetais. Sendo o principal componente, ela permite maior resistência às plantas para sobreviver aos habitats a que estão expostas.

A celulose destaca-se por ser um carboidrato insolúvel e resistente a várias reações químicas. Além disso, é o principal componente da parede celular da célula vegetal, representando cerca de 30% da massa seca em paredes primárias e de 50% a 80% em secundárias.

Nós conseguimos digerir o amido devido a amilase gástrica e a amilase pancreática que são enzimas que nos auxiliam na digestão do amido. Não conseguimos digerir a celulose pois não possuímos enzimas específicas para isso como os ruminantes possuem.

O amido é um polissacarídeo formado por amilose e amilopectina. A amilose é uma macromolécula constituída de 250 a 300 resíduos de D-glicopiranose, ligadas por pontes glicosídicas alfa-1,4, que conferem à molécula uma estrutura helicoidal.

Tem várias aplicações na indústria alimentar como aditivo alimentar e aparece na lista de aditivos alimentares como E-460. A sue função é de agente antiaglomerante, agente dispersante, emulsionante e estabilizador.

A celulose é um carboidrato, um polissacarídeo de origem vegetal e com função estrutural. É um componente presente em todos os alimentos de origem vegetal.

Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido. Celulose e amido são dois importantes polissacarídeos.

O amido é utilizado para diversos fins, principalmente para obtenção de energia. Ele é considerado a principal fonte de carboidratos presente na alimentação humana e é quebrado por enzimas do trato digestivo.

Amido é o principal CNE para ruminantes
Por outro lado, em pequenas quantidades podem ajudar no crescimento inicial das bactérias ruminais, reduzindo o tempo de colonização das partículas de alimentos pelas bactérias.

O organismo humano tem enzimas capazes de quebrar a ligação do amido, mais não possui enzimas capazes de quebrar a ligação da celulose. O glicogênio é o melhor polissacarídeo por ser a principal reserva energética dos animais.

A celulose é utilizada para produzir, também, fraldas descartáveis, tecidos, papel higiênico, absorventes, enchimento de comprimidos, emulsionantes, espessantes e estabilizantes de alimentos industrializados (como hambúrgueres e queijo ralado), adesivos, biocombustíveis, materiais de construção e por aí vai.

A pasta pode substituir a celulose de fonte madeireira na fabricação de papel.

É formada por monômeros de glicose, entre 15 a 15.000, unidos por ligações glicosídicas. Assim, a celulose é um polímero de glicose. A fórmula química da celulose é (C6H10O5)n. A celulose é um polímero de estrutura linear e estabelece ligações de hidrogênio entre os grupos hidroxilas presentes.

Celulose é a estrutura das paredes celulares dos vegetais. É uma molécula química formada por uma cadeia complexa de açúcares (glicose) e está presente em quase a totalidade das plantas. A celulose compreende cerca de 33% de toda a matéria vegetal presente no planeta.

O estoque de celulose é armazenado em densidades variadas em "baús" horizontais ou verticais, que são brincadas com um agitador que mantém o estoque em suspensão. Uma torre é uma embarcação maior que fornece tempo de retenção e um fluxo para baixo / para cima da polpa.

Presente na maioria dos vegetais, a celulose é uma fibra insolúvel que (apesar de não ser absorvida pelo estômago) ajuda muito no funcionamento do sistema digestório.

Digestão do amido
A enzima amilase presente na saliva transforma o amido em moléculas menores de açúcar, a maltose, para facilitar sua digestão. A conversão do amido continua no intestino, onde as enzimas presentes nesse órgão farão com que a maltose seja modificada por meio da hidrólise e se transforme em glicose.

Por que apenas o amido é digerido pela amilase e a celulose não? Porque o amido é muito solúvel em água.

O feijão apresenta alto consumo no Brasil, sendo muito consumido em complemento com o arroz. Trata-se de um alimento nutritivo, rico em carboidratos, que representa 60% da massa seca dos grãos, sendo o amido a maior fração.